Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40968

Compartilhe esta página

Título: Avaliação periodontal e dosagem de níveis de IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, IL-17,INF-y e TNF-α em soro e saliva de pacientes portadores de artrite reumatoida
Autor(es): MELO, Marina Lins Maymone de
Palavras-chave: Periodontite; Artrite reumatoide; Citocina
Data do documento: 22-Abr-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Marina Lins Maymone de. Avaliação periodontal e dosagem de níveis de IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, IL-17,INF-y e TNF-α em soro e saliva de pacientes portadores de artrite reumatoida. 2019. Tese (Doutorado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A destruição inflamatória do tecido conjuntivo e do osso circundante presentes tanto na periodontite como da artrite reumatoide (AR) é resultado das ações de citocinas e outros mediadores pró-inflamatórios. O objetivo deste estudo é descrever o padrão clínico e avaliar os níveis de citocinas Th1, Th2 e Th17 de pacientes portadores de periodontite e artrite reumatoide. Cento e oitenta mulheres foram classificadas em 2 grupos: artrite reumatoide (AR, n=120) com idade média de 49,92±12,40 e controle saudável (C, n=60), 45,68±11,12, que foram subdivididos em 4 grupos: AR com periodontite (AR/CP), AR sem periodontite (AR/SP), controle com periodontite (C/CP) e controle sem periodontite (C/SP). No grupo AR houve maior média de PS (p=0,008) e NIC (p=0,007) e maior hipossalivação (p<0,001) do que o grupo controle. Não foram observadas diferenças entre os grupos artrite e controle no que diz respeito à presença de gengivite e periodontite. Na saliva, esses valores invertem, ficando mais elevados no grupo controle. Este achado se repete ao avaliarmos os indivíduos sem periodontite (AR/SP e C/SP). O presente estudo sugere que a AR e a periodontite se manifestam de forma diferente no soro e na saliva e que sua expressão está relacionada aos respectivos mecanismos de patogênese, de modo que os níveis de citocinas na AR são maiores no soro, enquanto na periodontite estes níveis são elevados na saliva. Ainda, o tratamento da AR parece modular a resposta periodontal, reduzindo os níveis salivares das citocinas avaliadas.
Descrição: GUEIROS, Luiz Alcino Monteiro, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GUEIROS, L. A.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40968
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marina Lins Maymone de Melo.pdf981,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons