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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40979
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Título : | Educação, pobreza e desigualdade social : o processo de escolarização nas famílias de baixa renda e suas implicações no desempenho escolar |
Autor : | BARBOSA, Cinthya Cristiane Galvão dos Santos |
Palabras clave : | Ensino Fundamental – Pernambuco; Rendimento Escolar; Relação Escola-Família; Escolarização; UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 28-feb-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | BARBOSA, Cinthya Cristiane Galvão dos Santos. Educação, pobreza e desigualdade social: o processo de escolarização nas famílias de baixa renda e suas implicações no desempenho escolar. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Esta tese tem por objetivo analisar o processo de escolarização dos alunos matriculados nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Recife que se encontram em condição de vulnerabilidade social, buscando identificar as implicações desse processo no desempenho escolar e quais os fatores influenciadores. Inicialmente realizou-se o aprofundamento das categorias teóricas centrais do estudo – a saber: pobreza, proteção social, família, escolarização e desempenho escolar –, essenciais para a compreensão e a análise dos dados coletados. Na discussão buscou-se aprofundar as dimensões política, econômica e social que permeiam a trajetória histórica das políticas públicas brasileiras, em especial as políticas de enfrentamento à pobreza, bem como as configurações assumidas por elas ao longo dos anos. Para responder aos objetivos da pesquisa, foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa, bem como a combinação de dados de diferentes naturezas com a finalidade de se cercar a maior quantidade de variáveis possíveis acerca do objeto de estudo. Inicialmente se recorreu ao uso de documentos normativos e oficiais e dos dados do Cadastro Único de Programas Sociais (Cadúnico). Selecionou-se, através de levantamento no Cadúnico, o bairro do Recife com maior índice de vulnerabilidade social e, posteriormente, foi selecionada uma escola fazendo-se uso do critério de maior proximidade com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro. Na sequência, foram realizadas entrevistas com as professoras e grupo focal com as famílias acompanhadas pelo CRAS. O tratamento das informações obtidas por meio das entrevistas e do grupo focal foi feito com base na Teoria Social do Discurso elaborada por Fairclough (2008). Dentre outros aspectos, a análise feita evidenciou que o processo de escolarização dos alunos é diretamente permeado pela influência do contexto social, econômico, político e cultural em que vivem. Também foi visto que a incidência de fatores internos e externos à escola repercutem positiva ou negativamente na aprendizagem e, consequentemente, no desempenho escolar. Com base nos discursos de professores e familiares e nas avaliações analisadas, observou-se que a participação familiar nas atividades escolares e o engajamento da escola nas questões familiares e comunitárias repercutem positivamente no processo de escolarização das crianças, promovendo um desempenho escolar satisfatório. |
Descripción : | BARBOSA, Cinthya Cristiane Galvão dos Santos também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Cinthya Cristiane Galvão dos |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40979 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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