Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41030

Share on

Title: Desenvolvimento de um dispositivo portátil com acelerometria triaxial e de um aplicativo com estimulação auditiva rítmica para a reabilitação da marcha de pessoas com doença de Parkinson : um estudo de desenvolvimento tecnológico em saúde
Authors: GONDIM, Ihana Thaís Guerra de Oliveira
Keywords: Desenvolvimento tecnológico; Doença de Parkinson; Acelerometria; Estimulação acústica; Marcha
Issue Date: 13-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GONDIM, Ihana Thaís Guerra de Oliveira. Desenvolvimento de um dispositivo portátil com acelerometria triaxial e de um aplicativo com estimulação auditiva rítmica para a reabilitação da marcha de pessoas com doença de Parkinson : um estudo de desenvolvimento tecnológico em saúde. 2021. Tese (Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Tecnologias de avaliação/monitoramento e de reabilitação da marcha com estimulação auditiva rítmica (EAR) em pessoas com doença de Parkinson (DP) estão em evidência no mercado tendo em vista vantagens como a portabilidade e o potencial terapêutico. O objetivo desta tese foi desenvolver um dispositivo portátil com acelerometria triaxial (Sistema de Monitoramento e Avaliação da Marcha- SisMAM) para mensuração de parâmetros espaço temporais da marcha, bem como um aplicativo com EAR (ParkinSONS) para a reabilitação da marcha na DP. Esta pesquisa de desenvolvimento tecnológico em saúde apresentou três etapas: Etapa 1- Desenvolvimento de dois produtos (1- SisMAM; 2- ParkinSONS); Etapa 2- Avaliação da usabilidade do SisMAM e do ParkinSONS; Etapa 3- Teste de campo do ParkinSONS. O estudo foi realizado no Programa Pró-Parkinson do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no período de março de 2017 a dezembro de 2020, seguindo preceitos éticos. O SisMAM, um conjunto de quatro sensores com acelerometria triaxial para captação de sinais da marcha na DP, foi desenvolvido através de parceria com o Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE. O ParkinSONS, fornecendo EAR com menu de músicas brasileiras e de metrônomo para a reabilitação da marcha na DP, foi desenvolvido junto com uma empresa contratada. A ideia de desenvolvimento sempre foi a de integrar os dois produtos. A usabilidade do SisMAM foi verificada mediante comparação com o sistema de avaliação humana- o teste de caminhada de 10 metros (TC10m), entre os membros da equipe de pesquisa e com uma paciente com 63 anos e DP leve (HY original 1) durante a fase ON da medicação. Para a usabilidade do ParkinSONS, aplicou-se o questionário MATcH (Measuring Usability of Touchscreen Phone Applications) com 15 fisioterapeutas. Para o teste de campo do ParkinSONS, 15 pacientes com DP leve à moderada (HY original 1 a 3) realizaram TC10m para mensuração dos parâmetros espaço-temporais da marcha em três momentos: 1- caminhada sem a EAR; 2- caminhada com a EAR fornecida pelo ParkinSONS; 3- caminhada após a retirada da estimulação. Para a estimulação foi considerado o incremento de ± 10% da cadência basal, optando-se pelas faixas musicais (com metrônomo ON) fornecidas pelo aplicativo. Erros na integração do SisMAM com o ParkinSONS foram detectados ainda na fase de usabilidade, sendo necessários novos ajustes antes de prosseguirmos com novos testes. Já o ParkinSONS, apresentou “usabilidade muito alta” por fisioterapeutas e, no teste de campo, proporcionou oferta da EAR com sucesso demonstrando potencial de uso para o treino da marcha na DP leve a moderada. A utilidade clínica desta pesquisa foi a de desenvolver produtos pensados para facilitar o manejo dos pacientes, promover uma prática lúdica e ampliar o acesso à reabilitação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41030
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Ihana Thaís Guerra de Oliveira Gondim.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons