Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083
Compartilhe esta página
Título: | A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais : uma proposta de modelo ludonarrativo de análise |
Autor(es): | BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes |
Palavras-chave: | Planejamento e Contextualização de Artefatos; Mecânica; Emergência; Narrativa; Narratividade |
Data do documento: | 22-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes. A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais: uma proposta de modelo ludonarrativo de análise. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Devido às limitações tecnológicas, os jogos digitais iniciaram na indústria com poucos recursos para contar histórias, manifestando progressivamente tipos distintos de narrativa até convergir com o cinema e empreender um desprendimento da sétima arte para consolidar a sua própria linguagem. Como manifestação humana anterior a própria cultura, o jogo possui autossuficiência linguística e narrativa devido principalmente a mecânica, que é um dos seus principais componentes. Este trabalho levanta a hipótese do potencial dos jogos de proverem experiências estéticas por meio da mecânica, considerando suas especificidades narrativas e sua capacidade de significação de eventos emergentes em detrimento de histórias roteirizadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luis Rodrigo Gomes Brandão.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons