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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083
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Título : | A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais : uma proposta de modelo ludonarrativo de análise |
Autor : | BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes |
Palabras clave : | Planejamento e Contextualização de Artefatos; Mecânica; Emergência; Narrativa; Narratividade |
Fecha de publicación : | 22-dic-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes. A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais: uma proposta de modelo ludonarrativo de análise. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Devido às limitações tecnológicas, os jogos digitais iniciaram na indústria com poucos recursos para contar histórias, manifestando progressivamente tipos distintos de narrativa até convergir com o cinema e empreender um desprendimento da sétima arte para consolidar a sua própria linguagem. Como manifestação humana anterior a própria cultura, o jogo possui autossuficiência linguística e narrativa devido principalmente a mecânica, que é um dos seus principais componentes. Este trabalho levanta a hipótese do potencial dos jogos de proverem experiências estéticas por meio da mecânica, considerando suas especificidades narrativas e sua capacidade de significação de eventos emergentes em detrimento de histórias roteirizadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
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