Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083
Share on
Title: | A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais : uma proposta de modelo ludonarrativo de análise |
Authors: | BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes |
Keywords: | Planejamento e Contextualização de Artefatos; Mecânica; Emergência; Narrativa; Narratividade |
Issue Date: | 22-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes. A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais: uma proposta de modelo ludonarrativo de análise. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Devido às limitações tecnológicas, os jogos digitais iniciaram na indústria com poucos recursos para contar histórias, manifestando progressivamente tipos distintos de narrativa até convergir com o cinema e empreender um desprendimento da sétima arte para consolidar a sua própria linguagem. Como manifestação humana anterior a própria cultura, o jogo possui autossuficiência linguística e narrativa devido principalmente a mecânica, que é um dos seus principais componentes. Este trabalho levanta a hipótese do potencial dos jogos de proverem experiências estéticas por meio da mecânica, considerando suas especificidades narrativas e sua capacidade de significação de eventos emergentes em detrimento de histórias roteirizadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Luis Rodrigo Gomes Brandão.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License