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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41084
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Título: | Sequência didática com uso do Facebook associada a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) : explicando fatos sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil para estudantes do ensino médio |
Autor(es): | SILVA, José Renan da |
Palavras-chave: | Facebook (Rede social on line); Cognição; Adaptabilidade (Psicologia) - Pernambuco; Produtos químicos agrícolas - Pernambuco; Didática; Química (Ensino médio) |
Data do documento: | 8-Abr-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, José Renan da. Sequência didática com uso do Facebook associada a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC): explicando fatos sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil para estudantes do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho se trata de uma pesquisa desenvolvida com o uso de uma rede social, utilizada como ambiente e ferramenta de auxílio para o ensino de Ciências, na educação básica, com estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A rede social utilizada na pesquisa foi o Facebook, que, apesar de ser uma plataforma com mais de uma década de existência, ainda se perpetua entre os jovens e tem buscado inovar para não se tornar obsoleta, apresentando também diversas ferramentas que possibilitam o professor utilizá-las para fins pedagógicos com seus estudantes. Propondo o uso didático na plataforma, foi aplicada uma sequência didática, baseada nos estudos de Meheut e Psillos (2004), desenvolvida a partir da temática agrotóxicos. O tema escolhido foi desenvolvido durante uma semana (7 dias), a partir de estudos sobre três artigos que abordam assuntos atuais sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil. Considerando que os artigos, apesar da linguagem adequada para o grupo que foi trabalhado, apresentam também o que Spiro e colaboradores (1991) classificam como conhecimentos complexos, o que tornou viável a utilização da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) como base para estruturação da proposta. Os artigos foram trabalhados a partir da flexibilização dos conhecimentos ou conceitos encontrados nos textos, por meio de estudos de caso, que ocorreram a partir de 3 casos (um para cada artigo), que se dividiram em 10 mini-casos (sendo 4 deles destinados ao primeiro caso, 2 para o segundo caso e novamente 4, para o terceiro e último caso), no qual cada mini-caso teve como foco um tema abordado um dos três artigos. Com isso, a sequência didática, que foi formulada para 7 dias, trouxe no primeiro dia a aplicação de um questionário para coletar dados a respeito dos conhecimentos prévios dos participantes, além dos dados obtidos durantes as discussões que foram estabelecidas dentro do Facebook. A partir dos casos e mini-casos, por meio de um segundo questionário, aplicado de forma fragmenta, entre os dias 2 e 7. Com os resultados adquiridos foi possível notar que a sequência didática, dispondo de estratégias baseadas na TFC, se mostrou eficaz no processo de ensino e na construção de conhecimentos complexos dentro da rede social Facebook. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41084 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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