Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41088
Share on
Title: | Sequência didática usando PhET para ensino de movimento do sistema massa-mola e do pêndulo simples no ensino remoto |
Authors: | SILVA, José Rodrigues da |
Keywords: | Física - Pernambuco; Ensino à distância - Pernambuco; Simulação (Computadores) - Pernambuco; Aprendizagem baseada em problemas - Pernambuco; Movimento; Tecnologia educacional – Pernambuco |
Issue Date: | 26-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, José Rodrigues da. Sequência didática usando PhET para ensino de movimento do sistema massa-mola e do pêndulo simples no ensino remoto. 2021. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | A presente dissertação é fruto de uma pesquisa em busca de ferramentas venham a contribuir para o ensino de Física, em especial, em momentos de ensino remoto. Nesse sentido desenvolvemos, implementamos e executamos um produto educacional, pautado em uma sequência didática no âmbito investigativo para movimentos oscilatórios. Assim sendo, e devido à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) e ao distanciamento social, buscamos ferramentas que nos auxiliasse no processo de ensino remoto. Para aplicar a sequência do nosso produto educacional utilizamos a plataforma, Physics Education Technology (PhET), que é uma plataforma digital que contêm vários experimentos na área de ciências da natureza. Também utilizamos as ferramentas: Google-Meet, PowerPoint e Google Classroom para propiciar encontros síncronos e assíncronos. Nossa sequência teve início com a aplicação de um pré-teste contendo 5 questões dissertativas na busca de avaliar os conhecimentos que os educandos traziam sobre movimentos oscilatórios. No segundo momento traçamos uma sequência de aulas, a fim de trabalhar as fragilidades de compreensão sobre o movimento oscilatório, observadas no préteste, que está detalhada no apêndice B deste trabalho. Utilizando a plataforma PhET conseguimos trabalhar os experimentos de massa-mola e do pêndulo simples, buscando esclarecer as dúvidas dos alunos. Com ao auxílio do Google Meet e do PowerPoint conseguimos demonstrar as equações matemáticas para ambos os sistemas vistos no PhET e assim mostrar como teoria e prática andam jutas. Por fim aplicamos um pós-teste com 10 questões com o objetivo de avaliar a eficácia da nossa sequência. Os resultados do pós-teste demonstram. Uma melhora significativa na compreensão dos conceitos envolvidos no movimento oscilatório. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41088 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Rodrigues da Silva.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License