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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41235

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Title: A formação social da personalidade empreendedora em startups
Authors: SILVA, Clayton Rodrigues da
Keywords: Sociologia; Pessoas – Identidade - Caráter; Modalidades; Efeitos; Empreender – Redes sócias; Educação acadêmica – Trabalho empreendedor
Issue Date: 5-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Clayton Rodrigues da. A formação social da personalidade empreendedora em startups. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O foco do trabalho é entender a formação social da personalidade empreendedora de universitários que atuam em startups. O conceito de personalidade foi tratado de modo experimental à luz da sociologia disposicionalista de Bernard Lahire, entendida como o conjunto de disposições para agir, sentir, pensar e crer que se concretizam de modo singular nas pessoas em relação a um domínio de práticas específico. A metodologia consistiu na realização de entrevistas em profundidade na proposta de Gabriele Rosenthal, para acessar as trajetórias de vida. A análise foi feita com o software Nvivo Plus 12 e a reflexão teórica se desenvolveu gradativamente à fundamentação empírica, ao estilo grounded theory. Ao longo da análise, mostrou-se promissor recorrer a Bruno Latour para tratar das múltiplas implicações entre pessoas, coisas e lugares configurando uma rede de ação. Essas implicações foram rastreadas empiricamente pela sua materialidade, por meio da noção de dispositivos. A personalidade, assim, reflete a variação individual de perfis sociais decorrentes das distintas configurações de vários elementos que compuseram e compõem os quadros socializadores ou redes de ação ao longo da vida do indivíduo. Ela também consiste num fluxo contínuo de diferentes conexões provisórias e sucessivas entre elementos humanos e não humanos. Por essa razão, a singularidade da pessoa também expressa uma pluralidade de fatores sociais, de modo que aquilo que caracteriza o indivíduo em suas práticas, pensamentos, sentimentos e crenças é tão individual quanto social. O conceito de personalidade se mostrou um meio possível para estudar sociologicamente a heterogeneidade dos agenciamentos rastreáveis em dispositivos num nível de análise referente a esta personalidade como um modo individual de ser, que só se define numa configuração relacional específica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41235
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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