Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41291

Compartilhe esta página

Título: O estudo da indução eletromagnética por meio de um produto educacional com base no funcionamento de turbinas eólicas para gerar energia elétrica.
Autor(es): BARROS JÚNIOR, Saulo José de
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino; Eletromagnetismo; Energia eólica
Data do documento: 18-Dez-2018
Citação: BARROS JÚNIOR, Saulo José de. O estudo da indução eletromagnética por meio de um produto educacional com base no funcionamento de turbinas eólicas para gerar energia elétrica. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: A instrumentação é uma metodologia muito atrativa para o ensino, pois exemplifica de forma mais concreta o que se é estudado. Entretanto, é importante saber adequar o conteúdo trabalhado com o meio no qual o indivíduo em processo de aprendizagem está inserido, levanto em conta a sua regionalidade e os recursos que ali se encontram. Este trabalho apresenta uma ferramenta de estudo alternativa para o ensino de Física, contribuindo com as investigações sobre a experimentação no ensino, utilizando também dos modelos de laboratório aberto e laboratório fechado como estratégias metodológicas para o desenvolvimento do mesmo. Foi proposta a construção de um objeto educacional baseado nas turbinas de geração de energia eólica para auxiliar nos estudos das teorias e conceitos que regem os fenômenos da Indução Eletromagnética propostas por Faraday. A pesquisa, de natureza explicativa, coletou dados qualitativos por meio de observações a partir do funcionamento do experimento, expondo a relação da prática e teoria, os erros associados à construção e as melhores configurações para o experimento. Foram construídos três modelos de aerogeradores para o objeto educacional e, após a análise de resultados, onde o terceiro modelo foi selecionado como o que mais se adequou à proposta do projeto. A partir disso, conclui-se que utilizar recursos fundamentais para sociedade, como a geração de energia elétrica, para ensinar conteúdos de ciências, vêm a ser uma excelente estratégia para o ensino de Física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41291
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS JÚNIOR, Saulo José de.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons