Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41294

Share on

Title: Análise da evolução espaço-temporal da qualidade da água no eixo leste do projeto de integração do Rio São Francisco
Authors: CALDAS, Hidaiane Fayga Matias
Keywords: Engenharia Civil; Recursos Hidrícos; Semiárido; Poluição da Água; Estatística Multivariada
Issue Date: 11-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CALDAS, Hidaiane Fayga Matias. Análise da evolução espaço-temporal da qualidade da água no eixo leste do projeto de integração do Rio São Francisco. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Na região semiárida do Brasil, os conflitos ocasionados pelos usos múltiplos da água são agravados pelos eventos climáticos extremos e o déficit hídrico recorrente. Para aumentar a disponibilidade hídrica na região, foi implantado o Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), executado pelo atual Ministério do Desenvolvimento Regional. O empreendimento visa transferir, por meio dos eixos Norte e Leste, água da bacia do rio São Francisco para bacias do semiárido, a fim de garantir segurança hídrica a 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a evolução espaço-temporal da qualidade da água ao longo do Eixo Leste do PISF. Foram utilizados resultados de 21 parâmetros físicos, químicos e biológicos, correspondentes a 19 estações de monitoramento da qualidade da água ao longo do eixo, percorrendo desde a captação, os reservatórios projetados entre os canais, até açudes receptores das águas do projeto, coletados entre 2014 e 2019. Os reservatórios da bacia do Paraíba apresentaram piores níveis de violação dos limites recomendados pela Resolução CONAMA 357/2005, além de uma melhoria na qualidade das águas dessa bacia após o início da pré-operação do Eixo Leste em 2017, particularmente nas variáveis salinidade, condutividade elétrica e alcalinidade total. Os resultados do IQA e IET corroboraram a diferenciação entre as condições de qualidade da água da bacia doadora e receptora, além de apontar sua melhoria, principalmente nas estações correspondentes a ambientes lóticos. A aplicação da estatística multivariada aos dados demonstrou alta participação de variáveis de origem mineralógica e relacionadas com a poluição de origem antropogênica nas águas do Eixo Leste, além de indicar similaridade entre as águas da captação e dos reservatórios projetados, denotando a não ocorrência de grandes alterações na qualidade da água ao longo do percurso do eixo antes de atingir a bacia receptora. A repartição das vazões destinadas à Paraíba e Pernambuco no Plano de Gestão Anual do PISF revelou uma diferenciação nos volumes recebidos pelos dois estados, além da distribuição irregular dos valores ao longo do ano no estado da Paraíba. São recomendadas medidas de controle da poluição e do uso do solo nas proximidades dos reservatórios, a parceria entre as instituições que realizam o controle ambiental, além do reforço na educação ambiental da população para garantir a qualidade e uso sustentável e racional dos recursos hídricos do PISF.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41294
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Hidaiane Fayga Matias Caldas.pdf4,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons