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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41361

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dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorLEITÃO, Cristhiane Patrícia Lima Santiago-
dc.date.accessioned2021-10-15T17:51:34Z-
dc.date.available2021-10-15T17:51:34Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationLEITÃO, Cristhiane Patrícia Lima Santiago. Estágio supervisionado na graduação em enfermagem: análise do processo avaliativo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41361-
dc.description.abstractNa graduação em enfermagem, os estágios supervisionados direcionam os discentes para campos práticos acompanhados de enfermeiros exercendo a função docente, desta forma, torna-se de extrema importância investigar como o processo avaliativo está sendo desenvolvido para garantir a formação de futuros enfermeiros com segurança, competência e responsabilidade. Essa dissertação tem como objetivo compreender como é conduzido o processo avaliativo dos alunos em estágio realizado pelos professores orientadores do curso de graduação em enfermagem. Configura-se como pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma IES do município de Caruaru-PE. Utilizou como instrumentos o questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas com professores-orientadores atuantes em campos de estágios de Média e Alta Complexidade. A análise dos dados se deu sob a ótica qualitativa. Os dados teóricos e dados empíricos, foram organizados em 4 categorias: 1) Motivação para atuar como professor-orientador; 2) Dificuldades para realizar o processo avaliativo; 3) Formação pedagógica e segurança para realizar a avaliação de discentes; 4) Métodos/instrumentos utilizados para avaliação da aprendizagem. Constatou-se que o processo avaliativo utilizado não possui base pedagógica, sendo conduzido de forma empírica. Os enfermeiros docentes em sua maioria não possuem formação específica para o magistério. Diante dos resultados foi percebida a necessidade de repensar a atuação de bacharéis em enfermagem atuando como docentes, bem como compreender que o processo avaliativo é complexo e exige formação específica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnfermagem – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino – Orientação profissional – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectProgramas de estágio – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectDidática (Ensino superior) – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAvaliação educacional – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleEstágio supervisionado na graduação em enfermagem : análise do processo avaliativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8011314643806625pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIn nursing graduation, supervised internships direct students to practical fields accompanied by nurses exercising the teaching function, thus, it is extremely important to investigate how the evaluation process is being developed to ensure the training of future nurses with safety, competence and responsibility. This dissertation aims to understand how the evaluation process of internship students carried out by the professors who advise the undergraduate nursing course is conducted. It is configured as a qualitative research, carried out in a HEI in the city of Caruaru-PE. Used as instruments the semi-structured questionnaire and semi-structured interviews with professors-advisors working in fields of Internships of Medium and High Complexity. Data analysis took place under a qualitative perspective. The theoretical and empirical data were organized into 4 categories: 1) Motivation to act as a teacher-advisor; 2) Difficulties in carrying out the evaluation process; 3) Pedagogical training and security to carry out the evaluation of students; 4) Methods/instruments used for learning assessment. It was found that the evaluation process used has no pedagogical basis, being conducted empirically. Most of the nursing professors do not have specific training for teaching. In view of the results, the need to rethink the role of bachelors in nursing acting as professors was perceived, as well as understanding that the evaluation process is complex and requires specific training.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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