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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41361

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Title: Estágio supervisionado na graduação em enfermagem : análise do processo avaliativo
Authors: LEITÃO, Cristhiane Patrícia Lima Santiago
Keywords: Enfermagem – Caruaru (PE); Ensino – Orientação profissional – Caruaru (PE); Programas de estágio – Caruaru (PE); Didática (Ensino superior) – Caruaru (PE); Avaliação educacional – Caruaru (PE)
Issue Date: 29-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LEITÃO, Cristhiane Patrícia Lima Santiago. Estágio supervisionado na graduação em enfermagem: análise do processo avaliativo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Na graduação em enfermagem, os estágios supervisionados direcionam os discentes para campos práticos acompanhados de enfermeiros exercendo a função docente, desta forma, torna-se de extrema importância investigar como o processo avaliativo está sendo desenvolvido para garantir a formação de futuros enfermeiros com segurança, competência e responsabilidade. Essa dissertação tem como objetivo compreender como é conduzido o processo avaliativo dos alunos em estágio realizado pelos professores orientadores do curso de graduação em enfermagem. Configura-se como pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma IES do município de Caruaru-PE. Utilizou como instrumentos o questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas com professores-orientadores atuantes em campos de estágios de Média e Alta Complexidade. A análise dos dados se deu sob a ótica qualitativa. Os dados teóricos e dados empíricos, foram organizados em 4 categorias: 1) Motivação para atuar como professor-orientador; 2) Dificuldades para realizar o processo avaliativo; 3) Formação pedagógica e segurança para realizar a avaliação de discentes; 4) Métodos/instrumentos utilizados para avaliação da aprendizagem. Constatou-se que o processo avaliativo utilizado não possui base pedagógica, sendo conduzido de forma empírica. Os enfermeiros docentes em sua maioria não possuem formação específica para o magistério. Diante dos resultados foi percebida a necessidade de repensar a atuação de bacharéis em enfermagem atuando como docentes, bem como compreender que o processo avaliativo é complexo e exige formação específica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41361
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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