Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41509

Share on

Title: Desigualdade de status sócio-ocupacional : um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro
Authors: HORDONHO, Clara de Lima
Keywords: Sociologia; Ensino superior – Brasil; Estratificação social – Brasil; Estudantes universitários – Brasil – Condições sociais; Ações afirmativas
Issue Date: 23-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: HORDONHO, Clara de Lima. Desigualdade de status sócio-ocupacional: um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do background social no processo de realização de status sócio-ocupacional entre estudantes do ensino superior brasileiro, com enfoque nos adeptos de ações afirmativas, dos anos de 2017 a 2019, mediante o uso de um modelo de regressão linear múltipla e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Através da abordagem da realização de status e com o uso da escala métrica internacional ISEI, determinadas variáveis do background social do aluno foram testadas, com intuito de verificar o nível de influência delas na escolha do curso superior pelos estudantes, tendo em vista as desigualdades de oportunidades educacionais (DOE) apontadas por Carlos Antonio Ribeiro e Sérgio Costa Ribeiro. Como resultados, apontam-se a situação de trabalho, o sexo e o tipo de escola de ensino médio dos estudantes como as características mais impactantes no status sócio-ocupacional deles.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41509
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Clara de Lima Hordonho.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons