Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41509
Share on
Title: | Desigualdade de status sócio-ocupacional : um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro |
Authors: | HORDONHO, Clara de Lima |
Keywords: | Sociologia; Ensino superior – Brasil; Estratificação social – Brasil; Estudantes universitários – Brasil – Condições sociais; Ações afirmativas |
Issue Date: | 23-Aug-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | HORDONHO, Clara de Lima. Desigualdade de status sócio-ocupacional: um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do background social no processo de realização de status sócio-ocupacional entre estudantes do ensino superior brasileiro, com enfoque nos adeptos de ações afirmativas, dos anos de 2017 a 2019, mediante o uso de um modelo de regressão linear múltipla e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Através da abordagem da realização de status e com o uso da escala métrica internacional ISEI, determinadas variáveis do background social do aluno foram testadas, com intuito de verificar o nível de influência delas na escolha do curso superior pelos estudantes, tendo em vista as desigualdades de oportunidades educacionais (DOE) apontadas por Carlos Antonio Ribeiro e Sérgio Costa Ribeiro. Como resultados, apontam-se a situação de trabalho, o sexo e o tipo de escola de ensino médio dos estudantes como as características mais impactantes no status sócio-ocupacional deles. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41509 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Clara de Lima Hordonho.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License