Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41509
Comparte esta pagina
Título : | Desigualdade de status sócio-ocupacional : um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro |
Autor : | HORDONHO, Clara de Lima |
Palabras clave : | Sociologia; Ensino superior – Brasil; Estratificação social – Brasil; Estudantes universitários – Brasil – Condições sociais; Ações afirmativas |
Fecha de publicación : | 23-ago-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | HORDONHO, Clara de Lima. Desigualdade de status sócio-ocupacional: um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do background social no processo de realização de status sócio-ocupacional entre estudantes do ensino superior brasileiro, com enfoque nos adeptos de ações afirmativas, dos anos de 2017 a 2019, mediante o uso de um modelo de regressão linear múltipla e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Através da abordagem da realização de status e com o uso da escala métrica internacional ISEI, determinadas variáveis do background social do aluno foram testadas, com intuito de verificar o nível de influência delas na escolha do curso superior pelos estudantes, tendo em vista as desigualdades de oportunidades educacionais (DOE) apontadas por Carlos Antonio Ribeiro e Sérgio Costa Ribeiro. Como resultados, apontam-se a situação de trabalho, o sexo e o tipo de escola de ensino médio dos estudantes como as características mais impactantes no status sócio-ocupacional deles. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41509 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Clara de Lima Hordonho.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons