Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41546

Compartilhe esta página

Título: Viés de gênero nos cursos de graduação do Campus Acadêmico do Agreste.
Autor(es): LIMA, Alexsandra Gomes de
Palavras-chave: Educação – Aspectos econômicos; Desempenho – Educação (Superior) – Gênero; Rendimento escolar – Educação (Superior); Educação – Conhecimentos e aprendizagem
Data do documento: 20-Ago-2014
Citação: LIMA, Alexsandra Gomes de. Viés de gênero nos cursos de graduação do Campus Acadêmico do Agreste. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: A motivação para este estudo tem a ver com a ideia relativamente moderna de que todos os temas sociais ou privados da humanidade, tais como saúde, educação, segurança, felicidade, prostituição, criminalidade podem ser discutidas à luz da teoria econômica (economia excêntrica). Dessa forma, a literatura econômica vem buscando explicações para os vários tipos de diferenças entre homens e mulheres, seja no campo profissional, político, salarial, etc., que são muitas vezes atribuídos a diferenças na produtividade, a discriminação de sexo. Mas será que isto também ocorre no âmbito acadêmico? Este estudo objetivou analisar as possíveis correlações entre desempenho acadêmico, e as variáveis socioeconômicas dos alunos dos Cursos de Economia, Administração, Engenharia Civil e Engenharia de Produção no Centro Acadêmico do Agreste. Ao mesmo tempo, pretendeu-se investigar um suposto melhor desempenho acadêmico feminino, ou seja, seriam as mulheres mais produtivas, haveria algum viés de gênero no resultado das avaliações? Para tal, empregou-se o Modelo Logit Binário. Ao analisar o perfil dos estudantes entrevistados que possuem mau desempenho acadêmico, observou-se que a percentagem de homens e mulheres apresenta poucas diferenças entre os gêneros, contudo, a maioria é do sexo masculino, são solteiros e residem no Município de Caruaru. Ainda sobre o desempenho acadêmico mais da metade já reprovaram e acham que o principal motivo seria a dificuldade do curso e a dificuldade de conciliar o estudo com o trabalho. Os resultados da análise de regressão evidenciaram que as variáveis idade, atividade remunerada e as dummies engenharia civil e engenharia de produção são componentes associados ao desempenho acadêmico ruim, já as variáveis, instituição em que cursou o ensino médio, escolaridade dos pais e responsabilidade da renda familiar dos pais são componentes associados ao bom desempenho acadêmico como preconizado em outros estudos. Os resultados não são claros quanto à presença de viés, dado que a variável gênero não foi significativa. Sendo assim, nada pode ser dito sobre viés de gênero no desempenho acadêmico dos alunos do CAA, ou seja, existem outras características influenciando o desempenho acadêmico, mas o fato de ser homem ou mulher não é um fator determinante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41546
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Alexsandra Gomes de.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons