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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41674

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Title: Os desdobramentos das políticas educacionais “modernizantes” sobre o trabalho docente na rede estadual de Pernambuco
Authors: SILVA, Sérgio João da
Keywords: Política Educacional - Pernambuco; Condições do trabalho docente; Educação Integral - Pernambuco; UFPE – Pós-graduação
Issue Date: 26-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Sergio João da. Os desdobramentos das políticas educacionais “modernizantes” sobre o trabalho docente na rede estadual de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A presente dissertação de abordagem qualitativa que se insere na Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco teve como objetivo geral analisar os desdobramentos das políticas educacionais modernizantes do Estado de Pernambuco sobre o trabalho docente nas Escolas em Tempo Parcial e em Tempo Integral. As duas escolas que compõem nosso campo de pesquisa estão localizadas na cidade de Glória do Goitá e fazem parte da rede estadual de educação de Pernambuco, porém, uma encontra-se inserida em uma política que emerge em 2008 a partir da implementação de políticas ditas modernizantes, o Programa de Educação Integral, e a outra não. Desta forma, buscando entender como os docentes desenvolvem seu trabalho nessas duas realidades, a luz do materialismo histórico-dialético, utilizamos enquanto instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com 12 (doze) professores efetivos, 2 (dois) coordenadores pedagógicos e 2 (dois) gestores. Os resultados indicam que temos aqui uma realidade que demonstra uma precariedade e sucateamento da rede pública e o aprofundamento dessa precariedade. A potencialização da precarização nessas duas escolas pode ser notada nas condições do trabalho docente, como a falta de infraestrutura adequada, ausência de material didático, formação continuada incoerente com a realidade dos professores e baixa remuneração desses trabalhadores da educação. A ausência dessas condições causa desdobramentos sobre o trabalho docente, como precarização e intensificação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41674
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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