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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41674
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Título : | Os desdobramentos das políticas educacionais “modernizantes” sobre o trabalho docente na rede estadual de Pernambuco |
Autor : | SILVA, Sérgio João da |
Palabras clave : | Política Educacional - Pernambuco; Condições do trabalho docente; Educação Integral - Pernambuco; UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 26-feb-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Sergio João da. Os desdobramentos das políticas educacionais “modernizantes” sobre o trabalho docente na rede estadual de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | A presente dissertação de abordagem qualitativa que se insere na Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco teve como objetivo geral analisar os desdobramentos das políticas educacionais modernizantes do Estado de Pernambuco sobre o trabalho docente nas Escolas em Tempo Parcial e em Tempo Integral. As duas escolas que compõem nosso campo de pesquisa estão localizadas na cidade de Glória do Goitá e fazem parte da rede estadual de educação de Pernambuco, porém, uma encontra-se inserida em uma política que emerge em 2008 a partir da implementação de políticas ditas modernizantes, o Programa de Educação Integral, e a outra não. Desta forma, buscando entender como os docentes desenvolvem seu trabalho nessas duas realidades, a luz do materialismo histórico-dialético, utilizamos enquanto instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com 12 (doze) professores efetivos, 2 (dois) coordenadores pedagógicos e 2 (dois) gestores. Os resultados indicam que temos aqui uma realidade que demonstra uma precariedade e sucateamento da rede pública e o aprofundamento dessa precariedade. A potencialização da precarização nessas duas escolas pode ser notada nas condições do trabalho docente, como a falta de infraestrutura adequada, ausência de material didático, formação continuada incoerente com a realidade dos professores e baixa remuneração desses trabalhadores da educação. A ausência dessas condições causa desdobramentos sobre o trabalho docente, como precarização e intensificação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41674 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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