Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41751

Compartilhe esta página

Título: Sistemas de polinização em plantas aquáticas do gênero Eleocharis (L.) Roem. & Schult (CYPERACEAE)
Autor(es): ALBUQUERQUE, Isadora Schulze de
Palavras-chave: Botânica; Plantas – Reprodução; Fertilização de plantas
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE, Isadora Schulze de. Sistemas de polinização em plantas aquáticas do gênero Eleocharis (L.) Roem. & Schult. (CYPERACEAE). 2021. Dissertação (mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Angiospermas ancestrais eram polinizadas por insetos, porém em alguns grupos, como Cyperaceae, ocorreu adaptação à polinização pelo vento devido principalmente as condições ambientais instáveis e oscilação na diversidade de polinizadores. No entanto, a readaptação à entomofilia ocorreu em alguns representantes desse grupo, como em Rhynchospora, Cyperus e Eleocharis, que apresentam atributos florais atrativos para polinizadores, tais como coloração das estruturas diferente das partes vegetativas e emissão de odor. Em algumas situações pode ocorrer a ambofilia, que é uma condição intermediária na qual ambos os vetores (vento e insetos) podem atuar juntos no sucesso reprodutivo da planta. Além disso, em outros grupos vegetais, como em Orchidaceae, a água também pode ser um vetor abiótico atuando na polinização direta ou indiretamente. Portanto, o objetivo do trabalho foi verificar quais vetores de polinização estão envolvidos no sucesso reprodutivo de Eleocharis mutata e E. geniculata (Cyperaceae), auxiliando na compreensão sobre a transição entre sistemas de polinização nesse grupo. Para testar a ocorrência e efetividade dos diferentes vetores foi analisada a biologia floral, realizados experimentos de exclusão seletiva de vetores de polinização, registrado e analisado o comportamento de visitantes florais, e feitas análises de reflectância floral e emissão de compostos orgânicos voláteis (COV’s) florais. Foi observado que ambas as espécies possuem atributos florais relacionados à anemofilia, como exposição das estruturas reprodutivas, alta razão pólen-óvulo e protoginia. Em E. mutata, o vento contribuiu mais para o sucesso reprodutivo, enquanto em E. geniculata, flores expostas à água em condições naturais obtiveram maior taxa de sucesso reprodutivo. Foram registrados insetos visitando flores de E. mutata, enquanto E. geniculata não apresentou visitantes florais no período de observação. As flores de ambas espécies demonstraram serem visíveis e distinguíveis do fundo nos modelos de visão de Hymenoptera e Diptera. Em E. mutata foi registrado a emissão de COV’s florais, enquanto que em E. geniculata, não foram detectados compostos florais diferentes dos encontrados nas partes vegetativas. Sugere-se dois novos sistemas de polinização em Cyperaceae, i) E. mutata as flores em fase feminina atraem enganosamente os visitantes florais e ii) em E. geniculata, a água pode ser um possível vetor de pólen, aumentando o sucesso reprodutivo da espécie. Nossos resultados colaboram para o entendimento do sistema de polinização em Eleocharis, esclarecendo o papel de cada vetor no sucesso reprodutivo e auxiliando na compreensão sobre a transição entre sistemas.
Descrição: MACHADO, Isabel Cristina também é conhecida em citações bibliográficas por: MACHADO, Isabel Cristina Sobreira
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41751
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isadora Schulze de Albuquerque.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons