Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41795

Comparte esta pagina

Título : Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®) - a formação de líderes inteligentes na gestão pública
Autor : SILVA, Juliana de Andrade
Palabras clave : Gestão pública; CEB - Brasil; Qualidade de vida
Fecha de publicación : 25-may-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Juliana de Andrade. Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®) - a formação de líderes inteligentes na gestão pública. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A presente pesquisa intitulada “Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®) – a formação de líderes inteligentes na gestão pública” buscou analisar de forma extensiva o que se entende como qualidade de vida no trabalho, para apontá-la enquanto programa motivacional a ser desenvolvido em organizações burocráticas formais, como por exemplo, a gestão pública, já que quanto mais espaço os programas de QVT ganham nas instituições, mais há a promoção do bem-estar do trabalhador qualificando o ambiente enquanto saudável e motivador. Desta forma, analisam-se os reflexos da existência de um líder praticando técnicas do CEB® como forma de maximizar a qualidade de vida no trabalho desempenhado nas empresas públicas. A pesquisa foi delineada metodologicamente de forma descritiva e qualitativa relacionando o levantamento bibliográfico com a análise da pesquisa realizada com funcionários da UFPE que foram ouvintes do curso de capacitação em CEB®, que permitiu ponderar modelos de intervenções administrativas a fim de compreender quais fatores condicionam a aparição do bem-estar. Por meio desta pesquisa foi possível contemplar os objetivos deste estudo, qual seja, identificar formas, a serem utilizadas por gestores, de intervenções na atual vivência laboral, no intuito de promover o sucesso organizacional com a perfeita execução dos programas de qualidade de vida no trabalho e problematizar a importância do líder na promoção do bem-estar dos funcionários públicos. Pontua-se, assim, que além da modernidade ter interferido diretamente nas relações pessoais, ela promoveu o desgaste das relações interpessoais e o surgimento de doenças ocupacionais, por isso a importância do CEB® na promoção do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Descripción : OLIVEIRA, Marcos Roberto Gois de, também é conhecido em citações bibliográficas por: MACEDO, Marcos Roberto Gois de Oliveira
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41795
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Juliana de Andrade Silva.pdf390,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons