Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41861

Share on

Title: Qual é o efeito multiplicador do emprego da indústria de confecção sobre a economia do Estado de Pernambuco?
Authors: ARAÚJO, Juciele Leandro
Keywords: Roupas – Confecção - Pernambuco; Vestuário – Indústria – Pernambuco; Desenvolvimento econômico – Pernambuco; Indústria têxtil - Emprego - Pernambuco
Issue Date: 10-Dec-2018
Citation: ARAÚJO, Juciele Leandro. Qual é o efeito multiplicador do emprego da indústria de confecção sobre a economia do Estado de Pernambuco? Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: O presente trabalho busca apresentar quais são os setores que tem maior efeito multiplicador sobre a economia de Pernambuco, bem como, explicar qual é o efeito do emprego formal gerado na indústria de confecção. Expandir essas estimações para a indústria da transformação e comparar os resultados entre a indústria de confecção e a indústria da transformação. Para tanto, espelhou-se mão do método proposto por Moretti (2010) e utilizado por Macedo e Monasterio (2014), a fim de demonstrar o impacto positivo da indústria de confecção nos setores de comércio e serviço nas microrregiões de Pernambuco, entre os anos 2006 a 2016 e foram utilizados os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS-MTE). A escolha do Estado de Pernambuco se justifica pelo Arranjo Produtivo Local de Confecção, especialmente na região do Agreste do Estado onde se localiza o maior Polo de Confecções do Nordeste, gerando maior números de empregos e estabelecimentos formais na indústria de confecção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41861
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARAÚJO, Juciele Leandro.pdf787,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons