Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42025

Compartilhe esta página

Título: O spread bancário no Brasil: uma análise macroeconômica das variáveis que o afetam e da distribuição de crédito no país (2011-2018).
Autor(es): FERREIRA, João Vitor Queiroz
Palavras-chave: Créditos - Investimentos de capital; Inadimplência (Finanças); Taxas de Juros; Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Brasil)
Data do documento: 18-Jun-2019
Citação: FERREIRA, João Vitor Queiroz. O spread bancário no Brasil: uma análise macroeconômica das variáveis que o afetam e da distribuição de crédito no país (2011-2018). Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: Devidos aos elevados spreads bancários praticados na economia brasileira o presente trabalho visa analisar esse spread para pessoas físicas e algumas variáveis macroeconômicas que o influenciam. O período da pesquisa vai de 2011 a 2018 com dados recolhidos através do Sistema Gerenciador de Series Temporais (SGS) do BACEN. O modelo empírico analisa a relação entre o spread bancário para pessoa física e as variáveis taxa de juros de crédito com recursos livres para pessoa física, taxa SELIC, reservas bancárias, IPCA e inadimplência. Para isso, utilizou-se a metodologia de análise de séries temporais, verificando-se a existência de co-integração entre elas. Os resultados mostram que o spread para pessoa física no Brasil é diretamente afetado pela inadimplência, pela taxa de juros para pessoa física e pela SELIC. Tais resultados, validão as preposições teóricas levantadas neste trabalho e demonstram também o quão importante é a estabilidade desses indicadores na mensuração de spreads menos voláteis na economia brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, João Vitor Queiroz.pdf975,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons