Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42090

Comparte esta pagina

Título : Tecnologia assistiva vestível com feedback vibrotátil para auxílio na mobilidade de deficientes visuais
Autor : SILVA, Malki-Çedheq Benjamim Celso da
Palabras clave : Engenharia Elétrica; Dispositivo vestível; Feedback vibrotátil; Detecção de obstáculos; Tecnologia assistiva; Deficientes visuais
Fecha de publicación : 17-dic-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Malki-Çedheq Benjamim Celso da. Tecnologia assistiva vestível com feedback vibrotátil para auxílio na mobilidade de deficientes visuais. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : A visão é o sentido primário utilizado pelo ser humano para perceber o ambiente a sua volta, ela nos permite reconhecer formas, cores e padrões, fornecendo rica informação sobre o mundo visível, por isto não é de surpreender que a ausência deste sentido tenha grande impacto sobre a vida de um indivíduo. A deficiência visual pode ser congênita ou adquirida, e classificada como baixa visão ou cegueira, em ambos os casos o indivíduo está sujeito a dificuldades diárias, como na capacidade de reconhecer objetos e pessoas, que implicam em insegurança e problemas de mobilidade. Diversas tecnologias assistivas têm sido desenvolvidas ao longo dos anos (bengalas, cães-guia e dispositivos eletrônicos que auxiliam na mobilidade) com o intuito de contribuir para a integração do deficiente visual a sociedade, lhe garantindo mais independência. O presente estudo aborda a utilização de sistema de ecolocalização para a detecção de obstáculos, que fornece a um microcontrolador informações que permitem determinar a distância entre os obstáculos e o utilizador do dispositivo desenvolvido. Além disso, fornecer ao usuário um feedback tátil e auditivo relativo a essa distância, possibilitando-o perceber a aproximação de objetos ou seres vivos mesmo sem a capacidade de interpretar sinais visuais. O trabalho compreende o projeto dos acessórios vestíveis, impressos em impressora 3D, construção de hardware com base no microcontrolador de 16bits MSP430G2553 e implementação de firmware em linguagem C. A meta é utilizar tecnologias bem consolidadas no âmbito da navegação assistida, combinando- as de forma a se obter um sistema eficaz, de baixo-custo e fácil uso. Para essa finalidade foi desenvolvido o protocolo do experimento e executado por voluntários deficientes visuais, com aprovação do comitê de ética para estudos com seres humanos (CAEE: 09844219.9.0000.5208), a fim avaliar a usabilidade e validar o protótipo. A validação do equipamento foi feita através da análise estatística dos resultados obtidos dos questionários aplicados aos voluntários submetidos aos experimentos. Pelos quais, constatou-se que 83,33% dos participantes afirmaram estar ao menos satisfeitos com a assistência a mobilidade fornecida pelo protótipo, e 66,67% mostraram-se ao menos satisfeitos com a confiança na mobilidade promovida pelo sistema de navegação assistida desenvolvido, já na primeira utilização do equipamento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42090
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Malki-çedheq Benjamim Celso da Silva.pdf4,96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons