Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42430

Comparte esta pagina

Título : Usabilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Um Estudo de Caso de Disciplina Ofertada no Contexto da Pandemia do Covid-19
Autor : Vasconcelos, Emanuelly Vilela Lopes de
Palabras clave : Ambiente Virtual de Aprendizagem; Avaliação de Usabilidade; Teste de Usabilidade; Pandemia Covid-19; Usabilidade; Gestão da Informação
Fecha de publicación : 16-dic-2021
Resumen : O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem que foi criado para disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, ofertada no semestre letivo de 2020.2, no período da pandemia do covid-19. Quanto aos fins esta é uma pesquisa descritiva, quanto aos meios é bibliográfica e faz uso do método do estudo de caso, onde foram coletados dados para a avaliação do AVA por meio de entrevista com o docente ministrante, aplicação de questionário aos estudantes e avaliação via Heurística de Nielsen. A análise realizada mostrou que o docente da disciplina por ter experiência anterior não teve dificuldades na construção da sua sala remota. Os estudantes tiveram dificuldades especialmente no processo de login, principalmente porque boa parte deles não possui experiência no uso de ambientes virtuais. Eles divergiram muito nas opiniões expressas sobre o ambiente e o consideraram de usabilidade razoável a média. A análise por meio das Heurísticas de Nielsen destacou pontos de melhoria no ambiente, especialmente, no processo de login, o que coaduna com as dificuldades e comentários dos usuários. Os apontamentos trazidos nesse trabalho podem contribuir com reflexões sobre pontos de melhoria em ambiente virtuais, a fim de que o recurso digital não seja um dificultador da aprendizagem. As reflexões trazidas nesse trabalho podem contribuir com o aprimoramento no ambiente a ser utilizado por seus estudantes. Adicionalmente, considera-se como contribuição transversal deste trabalho o registro histórico de fatos relacionados à pandemia do COVID-19, no contexto educacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42430
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Emanuelly Vilela Lopes de Vasconcelos.pdf1,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons