Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42430

Compartilhe esta página

Título: Usabilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Um Estudo de Caso de Disciplina Ofertada no Contexto da Pandemia do Covid-19
Autor(es): Vasconcelos, Emanuelly Vilela Lopes de
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Avaliação de Usabilidade; Teste de Usabilidade; Pandemia Covid-19; Usabilidade; Gestão da Informação
Data do documento: 16-Dez-2021
Abstract: O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem que foi criado para disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, ofertada no semestre letivo de 2020.2, no período da pandemia do covid-19. Quanto aos fins esta é uma pesquisa descritiva, quanto aos meios é bibliográfica e faz uso do método do estudo de caso, onde foram coletados dados para a avaliação do AVA por meio de entrevista com o docente ministrante, aplicação de questionário aos estudantes e avaliação via Heurística de Nielsen. A análise realizada mostrou que o docente da disciplina por ter experiência anterior não teve dificuldades na construção da sua sala remota. Os estudantes tiveram dificuldades especialmente no processo de login, principalmente porque boa parte deles não possui experiência no uso de ambientes virtuais. Eles divergiram muito nas opiniões expressas sobre o ambiente e o consideraram de usabilidade razoável a média. A análise por meio das Heurísticas de Nielsen destacou pontos de melhoria no ambiente, especialmente, no processo de login, o que coaduna com as dificuldades e comentários dos usuários. Os apontamentos trazidos nesse trabalho podem contribuir com reflexões sobre pontos de melhoria em ambiente virtuais, a fim de que o recurso digital não seja um dificultador da aprendizagem. As reflexões trazidas nesse trabalho podem contribuir com o aprimoramento no ambiente a ser utilizado por seus estudantes. Adicionalmente, considera-se como contribuição transversal deste trabalho o registro histórico de fatos relacionados à pandemia do COVID-19, no contexto educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42430
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emanuelly Vilela Lopes de Vasconcelos.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons