Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42602
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Elizabeth Lacerda | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Diego Jonata de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T20:36:17Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T20:36:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-27 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Diego Jonata de. Identificação das imagens e definições conceituais dos discentes das turmas de cálculo II e III do curso de matemática-licenciatura: uma análise das influências do conceito de área no de integral definida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42602 | - |
dc.description.abstract | O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina comum nos cursos de graduação da área de exatas, com abrangência significativa na primeira parte desses cursos e com muitas aplicações na parte profissional, levando-nos a reflexão acerca de sua importância. Diante disto, faz-se necessário que a construção de todo o conceito envolvido no Cálculo seja aprendida de modo a possibilitar as devidas interpretações, haja vista suas aplicabilidades. Considerando a extensão da ementa da disciplina, optamos por trabalhar com a Integral Definida, por sua relação com outras áreas do conhecimento. Este trabalho objetivou investigar aspectos da imagem e definição conceituais que os estudantes que cursaram Cálculo II e III no curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste atribuem à interpretação geométrica do conceito de Integral Definida. Esses alunos foram escolhidos por já terem tido contato com a Integral Definida no Cálculo I. O caráter da pesquisa é qualitativo, pois não objetivamos realizar nenhum tipo de quantificação na coleta dos dados nem analisá-los utilizando técnicas estatísticas. Para a análise das informações nos fundamentamos nas teorias Conhecimento Procedimental e Conceitual e Imagem e Definição Conceituais. Concluímos que o conceito de área pouco influencia nas definições conceituais dos estudantes e que, além disso, a maioria deles apresentou um melhor domínio dos métodos de solução de Integrais Definidas do que do conceito em si. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial | pt_BR |
dc.subject | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject | Integrais definidas | pt_BR |
dc.subject | Conceitos | pt_BR |
dc.title | Identificação das imagens e definições conceituais dos discentes das turmas de cálculo II e III do curso de matemática-licenciatura: uma análise das influências do conceito de área no de integral definida. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6925646218639827 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8680517218150008 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The differential and Integral Calculus is a common undergraduate discipline of exact area, with significant coverage in the first part of these courses and with many applications in the professional part, leading us to reflection about your importance. Thus, it is necessary that the construction of the whole concept involved in the calculation is complete so as to enable the necessary interpretations, considering your applications. Considering the extent of discipline syllabus, we chose to work with the definite Integral, by your relationship with other areas of knowledge. This assignment aimed to investigate aspects of image and concept definition to the graduating who took Calculus II and III of Degree in Mathematics of the Agrest Academic Center of attach to the geometrical interpretation of the concept of Definite Integral. These students were chosen because they have already been in contact with the Definite Integral in Calculus I. The character of the research is qualitative, because we do not intend to perform any type of quantification in data collection or analyze them using statistical techniques. For the analysis of information in our Procedural and Conceptual Knowledge theories and Conceptual Definition and image. We conclude that the concept of the area little influence on students ' conceptual definitions and that, moreover, most of them presented a better mastery of the methods of solution of Definite Integrals than the concept itself. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEDEIROS, Diego Jonata de.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons