Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42602

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Elizabeth Lacerda-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Diego Jonata de-
dc.date.accessioned2022-01-28T20:36:17Z-
dc.date.available2022-01-28T20:36:17Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.date.submitted2022-01-27-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Diego Jonata de. Identificação das imagens e definições conceituais dos discentes das turmas de cálculo II e III do curso de matemática-licenciatura: uma análise das influências do conceito de área no de integral definida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42602-
dc.description.abstractO Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina comum nos cursos de graduação da área de exatas, com abrangência significativa na primeira parte desses cursos e com muitas aplicações na parte profissional, levando-nos a reflexão acerca de sua importância. Diante disto, faz-se necessário que a construção de todo o conceito envolvido no Cálculo seja aprendida de modo a possibilitar as devidas interpretações, haja vista suas aplicabilidades. Considerando a extensão da ementa da disciplina, optamos por trabalhar com a Integral Definida, por sua relação com outras áreas do conhecimento. Este trabalho objetivou investigar aspectos da imagem e definição conceituais que os estudantes que cursaram Cálculo II e III no curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste atribuem à interpretação geométrica do conceito de Integral Definida. Esses alunos foram escolhidos por já terem tido contato com a Integral Definida no Cálculo I. O caráter da pesquisa é qualitativo, pois não objetivamos realizar nenhum tipo de quantificação na coleta dos dados nem analisá-los utilizando técnicas estatísticas. Para a análise das informações nos fundamentamos nas teorias Conhecimento Procedimental e Conceitual e Imagem e Definição Conceituais. Concluímos que o conceito de área pouco influencia nas definições conceituais dos estudantes e que, além disso, a maioria deles apresentou um melhor domínio dos métodos de solução de Integrais Definidas do que do conceito em si.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectIntegrais definidaspt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleIdentificação das imagens e definições conceituais dos discentes das turmas de cálculo II e III do curso de matemática-licenciatura: uma análise das influências do conceito de área no de integral definida.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6925646218639827pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8680517218150008pt_BR
dc.description.abstractxThe differential and Integral Calculus is a common undergraduate discipline of exact area, with significant coverage in the first part of these courses and with many applications in the professional part, leading us to reflection about your importance. Thus, it is necessary that the construction of the whole concept involved in the calculation is complete so as to enable the necessary interpretations, considering your applications. Considering the extent of discipline syllabus, we chose to work with the definite Integral, by your relationship with other areas of knowledge. This assignment aimed to investigate aspects of image and concept definition to the graduating who took Calculus II and III of Degree in Mathematics of the Agrest Academic Center of attach to the geometrical interpretation of the concept of Definite Integral. These students were chosen because they have already been in contact with the Definite Integral in Calculus I. The character of the research is qualitative, because we do not intend to perform any type of quantification in data collection or analyze them using statistical techniques. For the analysis of information in our Procedural and Conceptual Knowledge theories and Conceptual Definition and image. We conclude that the concept of the area little influence on students ' conceptual definitions and that, moreover, most of them presented a better mastery of the methods of solution of Definite Integrals than the concept itself.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEDEIROS, Diego Jonata de.pdf2,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons