Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42602

Share on

Title: Identificação das imagens e definições conceituais dos discentes das turmas de cálculo II e III do curso de matemática-licenciatura: uma análise das influências do conceito de área no de integral definida.
Authors: MEDEIROS, Diego Jonata de
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Cálculo diferencial; Cálculo integral; Integrais definidas; Conceitos
Issue Date: 30-Nov-2018
Citation: MEDEIROS, Diego Jonata de. Identificação das imagens e definições conceituais dos discentes das turmas de cálculo II e III do curso de matemática-licenciatura: uma análise das influências do conceito de área no de integral definida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina comum nos cursos de graduação da área de exatas, com abrangência significativa na primeira parte desses cursos e com muitas aplicações na parte profissional, levando-nos a reflexão acerca de sua importância. Diante disto, faz-se necessário que a construção de todo o conceito envolvido no Cálculo seja aprendida de modo a possibilitar as devidas interpretações, haja vista suas aplicabilidades. Considerando a extensão da ementa da disciplina, optamos por trabalhar com a Integral Definida, por sua relação com outras áreas do conhecimento. Este trabalho objetivou investigar aspectos da imagem e definição conceituais que os estudantes que cursaram Cálculo II e III no curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste atribuem à interpretação geométrica do conceito de Integral Definida. Esses alunos foram escolhidos por já terem tido contato com a Integral Definida no Cálculo I. O caráter da pesquisa é qualitativo, pois não objetivamos realizar nenhum tipo de quantificação na coleta dos dados nem analisá-los utilizando técnicas estatísticas. Para a análise das informações nos fundamentamos nas teorias Conhecimento Procedimental e Conceitual e Imagem e Definição Conceituais. Concluímos que o conceito de área pouco influencia nas definições conceituais dos estudantes e que, além disso, a maioria deles apresentou um melhor domínio dos métodos de solução de Integrais Definidas do que do conceito em si.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42602
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEDEIROS, Diego Jonata de.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons