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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42606
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Título : | Investigação da iconicidade textual no uso da obra Alice no País do Quantum para construção de significados sobre o conceito de elétron. |
Autor : | MARINHO, Marília dos Santos |
Palabras clave : | Mecânica Quântica; Elétron; Teoria da Iconicidade Verbal; Ficção |
Fecha de publicación : | 22-dic-2021 |
Resumen : | Na ciência Química, temos o estudo da Mecânica Quântica, em que seu desenvolvimento rompeu com a configuração epistemológica que era atribuída ao comportamento de constituintes da matéria como o elétron. Com isso, é importante pensar como tipos de linguagens podem ser usadas para refletir a respeito da abstração de um universo subatômico. Através da Semiótica de Peirce, que discute as conexões entre signos como ícone, índice e símbolo, podemos considerar como as representações presentes nas relações estabelecidas nos textos didáticos podem contribuir para a formação de imagens mentais que possam auxiliar na construção do conhecimento. Durante um processo de semiose – produção de significados – as palavras em um texto podem funcionar como signos icônicos, sendo estes evocadores de imagens. A Teoria da Iconicidade Verbal fornece subsídio para analisar, por meio da investigação do diálogo entre uma estrutura textual e processos cognitivos, a construção de significados sobre um conceito científico. Para a exploração desses constituintes, pode-se pensar nos textos de ficção – apresentam elementos desafiadores da realidade, demandando o desenvolvimento da imaginação – para a aprendizagem de conceitos científicos. Diante disso, este trabalho teve por objetivo analisar, apoiando-se na Teoria da Iconicidade Verbal, como estudantes manipulam tipos de signos icônicos, considerando marcadores presentes em seus discursos, para a construção de significados sobre o conceito de elétron ao longo de uma intervenção didática, e identificar os níveis de iconicidade presentes no livro Alice no País do Quantum de acordo com a Teoria da Iconicidade Verbal. Tratando-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso e uma análise qualitativa, os dados foram construídos a partir da realização de uma oficina, de maneira remota, contando com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química, da UFPE/CA, que tivessem ou não cursado a disciplina de Introdução à Química Quântica. Nos resultados, pode-se observar que os níveis de iconicidade aparecem de forma concomitante nos discursos dos participantes sobre o conceito de elétron. A iconicidade textual no discurso ficcional da obra, possibilitou uma exploração da imaginação, que emergiu de um jogo de metáforas. Os participantes enxergaram obstáculos em pensar na dualidade associada ao elétron, segundo a Mecânica Quântica. A isso, pode-se pensar sobre os conhecimentos a respeito da natureza do elétron, que apareceram nos discursos dos participantes a partir da manipulação das iconicidades, construídos antes de ingressar no Ensino Superior. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42606 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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