Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42728

Share on

Title: Efeitos de um protocolo de dança de salão na aptidão física de idosas em Vitória de Santo Antão - PE
Authors: TOMAZ, Denis de Carvalho
Keywords: Dança de salão; Aptidão física - Idosos; Exercícios físicos - Idosos
Issue Date: 2-Dec-2019
Abstract: Nos dias que correm o envelhecimento da população Brasileira vem crescendo devido as melhores condições de vida no país, todavia ainda existe uma grande parcela de idosos que apresentam uma grande perda funcional, estudos mostram a dança como sendo algo benéfico para essa população melhorando significantemente aptidão aeróbica e qualidade de vida de idosas. Para esse estudo foram utilizadas 20 participantes do gênero feminino, com idade média de 66±6,onde 1 0 integraram o grupo experimental (GE) e as outras 1 0 fizeram parte do grupo controle (GC). O objetivo do mesmo foi avaliar a prática da dança de salão na melhoria da aptidão Física de idosas. Todas assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Foram avaliadas a aptidão física (flexibilidade, força, agilidade, equilíbrio, potencial aeróbico) das idosas do estudo de acordo com o protocolo de Ricly e Jones. Como resultado observou-se uma melhora significativa no desempenho aeróbico, na flexibilidade, equilíbrio e força dos membros inferiores quando comparamos o t inicial e os dados atuais das idosas que participaram de sessões de dança durante 4 meses, assim percebeu-se uma melhora significativa no desempenho aeróbico, na flexibilidade, equilíbrio e força dos membros inferiores quando comparamos o grupo experimental e seu controle. Os resultados indicam o favorecimento do papel da dança como importante estratégia para melhorar tanto a aptidão física de idosas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42728
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TOMAZ,D.C. TCC.2019.2.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons