Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42763

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALVES, Karina Mirian da Cruz Valença-
dc.contributor.authorFERNANDES, Diogo Pedro da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-09T12:14:16Z-
dc.date.available2022-02-09T12:14:16Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationFERNANDES, Diogo Pedro da Silva. Entre tessituras e encontros: saberes, percepções e narrativas de sujeitos não alfabetizados da cidade do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42763-
dc.description.abstractEsta pesquisa, em sua movimentação teórico-analítica, abraçou as narrativas como possibilidade metodológica, tentando, com isso, dialogar com sujeitos não alfabetizados da cidade do Recife-PE. Ao fazê-los de objeto de estudo, buscou-se compreender suas percepções de escola, leitura e escrita. E nos descaminhos da escolarização, investigar quais os usos da leitura e escrita faziam, conhecendo como essas crianças não alfabetizadas concebem o seu lugar na escola e qual o lugar da escola em suas vidas. Através de uma discussão teórica pelo campo pós-estruturalista, este estudo problematizou a instituição escolar, os corpos subalternizados e o processo de escolarização. No entrelaçar das narrativas, algumas imagens despontaram como instrumentos de afetações e sentidos, deslocando a pesquisa a pensar com imagens. Nas dizibilidades e visibilidades, às vozes que ecoaram evidenciam algumas potências: nas ruas podemos ler o mundo, narrar escapa a um devaneio letrado, e na escola ainda reside uma possibilidade de educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectNão-alfabetizadospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEntre tessituras e encontros : saberes, percepções e narrativas de sujeitos não alfabetizados da cidade do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9568919203959539pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9046120983357719pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación, en su movimiento teórico-analítico, abraza las narrativas como posibilidad metodológica, tentando con eso, para dialogar con sujetos analfabetos de la ciudad de Recife-PE. Al convertirlos en objetos de estudio, buscan comprender sus percepciones sobre la escuela, la lectura y la escritura. En nuestro error de escolarización, investigar los usos de la lectura y la escritura que hicieron, entendiendo cómo estos niños analfabetos conciben su lugar en la escuela y qué lugar de la escuela en sus vidas. A través de una discusión teórica en el campo postestructuralista, este estudio problematiza la institución escolar, los cuerpos subordinados y el proceso escolar. Las narrativas no se entrelazan, algunas imágenes se utilizarán como instrumentos de afectaciones y significados, desplazando la búsqueda a pensar con imágenes. Las posibilidades y visibilidades, las voces que resuenan muestran cierto potencial: en las calles podemos leer el mundo, narrar escapa a un ensueño alfabetizado, y en la escuela todavía hay una posibilidad de educación.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Diogo Pedro da Silva Fernandes.pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons