Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42763
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, Diogo Pedro da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-09T12:14:16Z | - |
dc.date.available | 2022-02-09T12:14:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Diogo Pedro da Silva. Entre tessituras e encontros: saberes, percepções e narrativas de sujeitos não alfabetizados da cidade do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42763 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, em sua movimentação teórico-analítica, abraçou as narrativas como possibilidade metodológica, tentando, com isso, dialogar com sujeitos não alfabetizados da cidade do Recife-PE. Ao fazê-los de objeto de estudo, buscou-se compreender suas percepções de escola, leitura e escrita. E nos descaminhos da escolarização, investigar quais os usos da leitura e escrita faziam, conhecendo como essas crianças não alfabetizadas concebem o seu lugar na escola e qual o lugar da escola em suas vidas. Através de uma discussão teórica pelo campo pós-estruturalista, este estudo problematizou a instituição escolar, os corpos subalternizados e o processo de escolarização. No entrelaçar das narrativas, algumas imagens despontaram como instrumentos de afetações e sentidos, deslocando a pesquisa a pensar com imagens. Nas dizibilidades e visibilidades, às vozes que ecoaram evidenciam algumas potências: nas ruas podemos ler o mundo, narrar escapa a um devaneio letrado, e na escola ainda reside uma possibilidade de educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Não-alfabetizados | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | UFPE – Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Entre tessituras e encontros : saberes, percepções e narrativas de sujeitos não alfabetizados da cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9568919203959539 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9046120983357719 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta investigación, en su movimiento teórico-analítico, abraza las narrativas como posibilidad metodológica, tentando con eso, para dialogar con sujetos analfabetos de la ciudad de Recife-PE. Al convertirlos en objetos de estudio, buscan comprender sus percepciones sobre la escuela, la lectura y la escritura. En nuestro error de escolarización, investigar los usos de la lectura y la escritura que hicieron, entendiendo cómo estos niños analfabetos conciben su lugar en la escuela y qué lugar de la escuela en sus vidas. A través de una discusión teórica en el campo postestructuralista, este estudio problematiza la institución escolar, los cuerpos subordinados y el proceso escolar. Las narrativas no se entrelazan, algunas imágenes se utilizarán como instrumentos de afectaciones y significados, desplazando la búsqueda a pensar con imágenes. Las posibilidades y visibilidades, las voces que resuenan muestran cierto potencial: en las calles podemos leer el mundo, narrar escapa a un ensueño alfabetizado, y en la escuela todavía hay una posibilidad de educación. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Diogo Pedro da Silva Fernandes.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons