Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42763
Compartilhe esta página
Título: | Entre tessituras e encontros : saberes, percepções e narrativas de sujeitos não alfabetizados da cidade do Recife |
Autor(es): | FERNANDES, Diogo Pedro da Silva |
Palavras-chave: | Escolarização; Não-alfabetizados; Alfabetização; UFPE – Pós-graduação |
Data do documento: | 26-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FERNANDES, Diogo Pedro da Silva. Entre tessituras e encontros: saberes, percepções e narrativas de sujeitos não alfabetizados da cidade do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Esta pesquisa, em sua movimentação teórico-analítica, abraçou as narrativas como possibilidade metodológica, tentando, com isso, dialogar com sujeitos não alfabetizados da cidade do Recife-PE. Ao fazê-los de objeto de estudo, buscou-se compreender suas percepções de escola, leitura e escrita. E nos descaminhos da escolarização, investigar quais os usos da leitura e escrita faziam, conhecendo como essas crianças não alfabetizadas concebem o seu lugar na escola e qual o lugar da escola em suas vidas. Através de uma discussão teórica pelo campo pós-estruturalista, este estudo problematizou a instituição escolar, os corpos subalternizados e o processo de escolarização. No entrelaçar das narrativas, algumas imagens despontaram como instrumentos de afetações e sentidos, deslocando a pesquisa a pensar com imagens. Nas dizibilidades e visibilidades, às vozes que ecoaram evidenciam algumas potências: nas ruas podemos ler o mundo, narrar escapa a um devaneio letrado, e na escola ainda reside uma possibilidade de educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42763 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Diogo Pedro da Silva Fernandes.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons