Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42782

Compartilhe esta página

Título: Análise das estratégias competitivas no período de desaceleração da economia brasileira: a marca como elemento de sucesso para Toyota em 2015.
Autor(es): VILA NOVA, Andréa Raffaella Avelar Pimentel
Palavras-chave: Indústria automobilística - Inovações tecnológicas; Toyota (Automóvel) - Inovações tecnológicas; Produção enxuta; Toyota Jidosha Kogyo Kabushiki Kaisha; Marca de produtos - Administração; Nomes comerciais - Administração; Branding (Marketing); Crises financeiras - Brasil - 2011-2016; Brasil - Política e governo - 2011-2016
Data do documento: 17-Jun-2016
Citação: VILA NOVA, Andréa Raffaella Avelar Pimentel . Análise das estratégias competitivas no período de desaceleração da economia brasileira: a marca como elemento de sucesso para Toyota em 2015. / Andréa Raffaella Avelar Pimentel Vila Nova. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A indústria automotiva desempenha um papel significativo em escala mundial. No Brasil, esse setor era responsável por 23% do PIB Industrial em 2014, de acordo com as informações do Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O desenvolvimento dessa indústria no país ocorreu a partir de medidas estabelecidas pelo governo federal. Contudo, a crise econômica, em 2015, assolou a economia brasileira, ocasionando quedas no licenciamento de veículos e um alto índice de demissões. Na contramão do setor, a Toyota registrou crescimento e contratou funcionários para ampliar sua produção. Diante disso, buscou-se analisar as estratégias competitivas genéricas desta montadora e de que maneira a sua marca desenvolveu uma identificação afetiva, diferenciando-a das demais, fazendo com que os consumidores estivessem dispostos a esperar cerca de 100 dias por determinadas versões de seus modelos. Para essa análise foi realizada uma entrevista com o supervisor de vendas da concessionária da montadora em Caruaru e, também, foram utilizados questionários como instrumento de coleta de opiniões do mercado consumidor, tendo como unidade de observação um estacionamento no centro da cidade. Uma análise inferencial foi realizada e os resultados obtidos revelaram o poder que a marca Toyota desempenha no mercado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42782
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOVA, Andréa Raffaella Avelar Pimentel Vila.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons