Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42786

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorPEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-10T15:02:55Z-
dc.date.available2022-02-10T15:02:55Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.date.submitted2022-02-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira. Divisão: uma análise dos erros e das estratégias de resolução dos alunos do 6º e 8º ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42786-
dc.description.abstractEsse estudo propôs analisar o conhecimento de alunos do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental sobre a operação aritmética da divisão, especificamente na resolução de problemas de quotiçao e partição. Para que o objetivo fosse alcançado foi realizado um levantamento das estratégias de resolução mais utilizadas pelos alunos, bem como analise dos erros frequentemente cometidos pelos alunos. Participaram da pesquisa 29 alunos do 6º Ano e 26 alunos do 8º Ano de uma escola integral dos anos finais do Ensino Fundamental. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma folha com 6 problemas, sendo dois problemas de partição, dois de quotição, uma questão da relação fundamental da divisão (divisor, dividendo, quociente e resto) e uma questão de resolução do algoritmo da divisão com variação da ordem de grandeza. Em relação aos resultados da pesquisa constatou-se que os alunos resolveram os problemas utilizando várias estratégias de resolução, mas a predominante entre eles foi o algoritmo da divisão, em relação aos erros, os mais frequentes foram os erros nas operações aritméticas. Outra dificuldade observada é em relação à execução dos procedimentos do algoritmo, que nos aponta que os alunos não compreendem as ações necessárias para a resolução das questões.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectErrospt_BR
dc.titleDivisão: uma análise dos erros e das estratégias de resolução dos alunos do 6º e 8º ano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1090948101666834pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis study is prepositive for the use of students of the 6th and 8th year of elementary school on an arithmetic operation of the discipline, it is a problem solving of the students as an error as well as an error as comical students, with an error as comical students, and the commissions of students in the school of fundamental students. The data sampling instrument consisted of a sheet with 6 problems, 2 partition problems, 2 discharge, 1 fundamental division relation question (divisor, dividend, quotient and rest) and 1 resolution question of division algorithm with variation of the order of magnitude. In relation to the results of the obtained research, which are conflict resolution, but there is a predominance between the algorithms of division, in relation to the errors, In relation to the execution of the procedures of the algorithm, these indicate that the students are not understood as necessary actions to resolve the issues.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons