Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42786
Comparte esta pagina
Título : | Divisão: uma análise dos erros e das estratégias de resolução dos alunos do 6º e 8º ano. |
Autor : | PEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Divisão; Aprendizagem baseada em problemas; Erros |
Fecha de publicación : | 2-jul-2019 |
Citación : | PEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira. Divisão: uma análise dos erros e das estratégias de resolução dos alunos do 6º e 8º ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | Esse estudo propôs analisar o conhecimento de alunos do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental sobre a operação aritmética da divisão, especificamente na resolução de problemas de quotiçao e partição. Para que o objetivo fosse alcançado foi realizado um levantamento das estratégias de resolução mais utilizadas pelos alunos, bem como analise dos erros frequentemente cometidos pelos alunos. Participaram da pesquisa 29 alunos do 6º Ano e 26 alunos do 8º Ano de uma escola integral dos anos finais do Ensino Fundamental. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma folha com 6 problemas, sendo dois problemas de partição, dois de quotição, uma questão da relação fundamental da divisão (divisor, dividendo, quociente e resto) e uma questão de resolução do algoritmo da divisão com variação da ordem de grandeza. Em relação aos resultados da pesquisa constatou-se que os alunos resolveram os problemas utilizando várias estratégias de resolução, mas a predominante entre eles foi o algoritmo da divisão, em relação aos erros, os mais frequentes foram os erros nas operações aritméticas. Outra dificuldade observada é em relação à execução dos procedimentos do algoritmo, que nos aponta que os alunos não compreendem as ações necessárias para a resolução das questões. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42786 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons