Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42900

Compartilhe esta página

Título: A matemática e a realidade de alunos do 6º de uma escola do campo: um olhar a partir da teoria da matemática crítica e dos campos conceituais.
Autor(es): SOUZA, Josivânia Nair de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Matemática (Ensino fundamental); Educação do campo
Data do documento: 15-Abr-2019
Citação: SOUZA, Josivânia Nair de. A matemática e a realidade de alunos do 6º de uma escola do campo: um olhar a partir da teoria da matemática crítica e dos campos conceituais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho trata-se de um estudo sobre a aprendizagem da Matemática, através de uma reflexão sobre a realidade de alunos de escolas do campo. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo localizada no interior do Agreste Pernambucano. Tivemos como sujeitos de nossa pesquisa um total de 19 alunos, no primeiro momento aplicamos um questionário sociocultural, a fim de entender melhor a realidade desses alunos, num segundo momento aplicamos um outro questionário com questões matemáticas das estruturas aditivas relacionadas a realidade e semirrealidade, com o intuito de identificar em quais estão os alunos teriam melhor desempenho. Tivemos como embasamento teórico os estudos da Matemática Crítica com foco na realidade segundo Skovsmose e a teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. O nosso objetivo geral buscou: analisar os conhecimentos de alunos da escola do Campo sobre estruturas aditivas a partir da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud aplicada a sua realidade. E tivemos como objetivos específicos: Identificar como os alunos aprenderam o componente (conteúdo) estrutura aditiva, Identificar o desempenho dos alunos em problemas de estruturas aditivas relacionadas a realidade e semirrealidade, Analisar como os alunos utilizam a estrutura aditiva assimiladas a situações da sua realidade. A análise dos dados permitiu-nos concluir que quando os problemas de estruturas aditivas são aplicados a realidade dos alunos eles conseguem ter um maior desenvolvimento na resolução das questões, enquanto que nas questões que eram relacionadas a semirrealidade, os alunos apresentaram uma maior dificuldade na sua resolução.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42900
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Josivânia Nair de.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons