Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42921
Compartilhe esta página
Título: | Last Chance of Earth: proposta de um RPG (Role Playing Game) para o ensino de química. |
Autor(es): | HOLANDA, Flávio Vinícius Viana de |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Química orgânica; Jogos de fantasia |
Data do documento: | 25-Jul-2018 |
Citação: | HOLANDA, Flávio Vinícius Viana de. Last Chance of Earth: proposta de um RPG (Role Playing Game) para o ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Percebe-se pela a análise de diversos autores da educação que a força motriz do ensino e aprendizagem é o interesse dos estudantes. Professores clamam por ferramentas didáticas que busquem este interesse e que não deixem apenas focados nesta ferramenta, mas que desenvolvam habilidades conceituais ou que sanem falhas conceituais para um melhor aprendizado do corpo discente. Assim, surgem os jogos didáticos com a tarefa de vindicar o interesse destes estudantes para o ensino. Tendo isto em vista, o modelo de jogos de RPG (Role Playing Games) constrói-se com uma base teórica abrangente e confirmatória no desenvolvimento de conceitos e habilidades requeridas, e as vezes não alcançadas, pelo ensino. Este trabalho teve como proposta a elaboração de um jogo de RPG didático, direcionado para o ensino superior de química, desenvolvido no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Ao longo deste trabalho foram apresentados os fatores de criação que foram necessários para a construção do jogo de RPG Last Chance of Earth e como suas potencialidades que podem ser alcançadas nas aplicações do mesmo. Em linhas gerais, o jogo aborda um cenário pós-apocalíptico e distópico, onde a humanidade perece diante de um vírus que transforma e mata as pessoas. Nesse contexto, um grupo de pessoas é levado a um cenário onde precisam enfrentar desafios a fim de encontrar a cura para o vírus, o que representaria a cura para a Terra, sua última chance. Alguns dos desafios propostos abordam conceitos vistos em aulas de Química Orgânica, como os ácidos carboxílicos e as aminas. Outros desafios versam sobre conflitos, confrontos característicos de um jogo desse tipo, onde a sorte é decidida nos dados. O jogo Last Chance of Earth mostrou-se ter um forte potencial pedagógico ao trazer situações problemas para serem resolvidas pelos jogadores, alinhada à diversão característica dos jogos de RPG. Portanto, vem incorporar o universo de ferramentas didáticas produzidas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42921 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HOLANDA, Flávio Vinícius Viana de.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons