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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42969

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Title: Por que a desordem? Uma reflexão sobre o conceito de entropia em um curso superior de química.
Authors: GONÇALVES, Ítalo Macedo
Keywords: Química – Ensino superior – Metodologia; Termodinâmica; Entropia; Conhecimento e aprendizagem
Issue Date: 1-Dec-2020
Citation: GONÇALVES, Ítalo Macedo. Por que a desordem? Uma reflexão sobre o conceito de entropia em um curso superior de química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo investigar como as concepções alternativas dos licenciandos, que cursam a disciplina de Físico Química I do curso de Química Licenciatura do Campus do Agreste – UFPE, acerca do nível microscópico da matéria podem influenciar no seu entendimento sobre o conceito de entropia. Para tanto, procedeu-se o levantamento bibliográfico de trabalhos de conclusão de curso do campus que abordassem o conceito, em seguida realizou-se uma investigação sobre as concepções alternativas dos discentes sobre entropia, para isso utilizou-se dois questionários, o primeiro os alunos responderam antes de estudar o conceito na disciplina de Físico-química I e o segundo após terem estudado. Os resultados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica mostraram que existe uma escassez de pesquisas sobre a temática e que grande parte dos alunos continuam a associar o conceito de entropia ao termo desordem mesmo após cursarem a disciplina. Com relação a investigação sobre as concepções dos alunos percebeu-se que a utilização de analogias envolvendo objetos macroscópicos apenas reforça a ideia da entropia em termos da desordem, fazendo com que os alunos adquiram uma concepção equivocada sobre o conceito. Além disso, a cada 4 alunos cerca de 3 alunos não conseguem relacionar o conceito de entropia com o nível microscópico da matéria, visto que, não compreendem o conceito de microestado e a grande maioria não faz associação com os níveis de energia, fatores que são essenciais para a construção do conceito de entropia sob a ótica da termodinâmica estatística, mesmo após terem cursado a disciplina de Físico-química I. Nesse sentido, uma estratégia que pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem do conceito é utilizar de alguns recursos didáticos disponíveis na literatura que abordam o conceito sob o ponto de vista da termodinâmica estatística, destacando pontos essenciais como microestados, níveis de energia e distribuição estatística. A partir desses recursos, elaborou-se uma sequência didática visando oferecer um suporte na construção de um modelo conceitual de entropia condizente com o que é exigido pela comunidade científica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42969
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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