Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42970

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUCAS, Andreza Daniela Pontes-
dc.contributor.authorSILVA, Aline Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-22T17:53:54Z-
dc.date.available2022-02-22T17:53:54Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.date.submitted2022-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Oliveira. Microcrédito e informação assimétrica: uma análise da experiência do Grammen a partir da Teoria dos Jogos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42970-
dc.description.abstractEsta pesquisa faz uma análise do Grammen Bank, um banco bengalês com uma experiência pioneira de microcrédito, discutindo a influência que esta experiência pode ter em outras experiências que visem promover o desenvolvimento local através do estímulo ao empreendedorismo. A escolha do tema reflete a importância de políticas que reduzam a pobreza e incentivem o desenvolvimento social e econômico, bem como a importância de uma aplicabilidade eficiente dessas políticas. A metodologia adotada para as análises, além da pesquisa bibliográfica e documental, consiste em pesquisa explicativa com o uso do ferramental da Teoria dos Jogos. Inicialmente se discorre sobre microcrédito e exemplos de experiências de microcrédito, sobretudo brasileiras; a experiência do Grammen Bank; e informações assimétricas e seu impacto no mercado de crédito. Em seguida é proposto um modelo que busca explicar o processo de escolha do Banco e dos empreendedores na presença de assimetria de informação. Conclui-se que embora o Grammen Bank, adote estratégias bastante diferentes do mercado de crédito tradicional, ele obtém sucesso por desenvolver mecanismo que abre oportunidades para pessoas que estariam fora do mercado e cria mecanismos que estimulam cooperação, esforço e aprendizagem entre os tomadores de empréstimo.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicrofinançaspt_BR
dc.subjectBancos – Créditospt_BR
dc.subjectEmpréstimos bancáriospt_BR
dc.subjectServiços de informação de créditopt_BR
dc.titleMicrocrédito e informação assimétrica: uma análise da experiência do Grammen a partir da Teoria dos Jogos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6466149527667809pt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the Grammen Bank, a Bangladeshi bank with a pioneering microcredit experience. It discusses the influence that this experience can have on other experiences aimed at promoting local development by stimulating entrepreneurship. The choice of the theme reflects the importance of policies that reduce poverty and encourage social and economic development, as well as the importance of efficient applicability of these policies. The methodology adopted for the analysis, in addition to the bibliographic and documentary research, consists of explanatory research using a Game Theoretical framework. Initially we discuss about microcredit and examples of microcredit experiences, especially in Brazil; the Grammen Bank experience; and asymmetric information and its impact on the credit market. Then we propose a model that seeks to explain the Bank’s and entrepreneurs’ choice maker processes in the presence of information asymmetry. It follows that while Grammen Bank adopts quite different strategies from the traditional credit market, it succeeds in developing a mechanism that opens up opportunities for people who would be out of the market and creates mechanisms that stimulate cooperation, effort and learning among borrowers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Aline Oliveira.pdf1,62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons