Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42981
Compartilhe esta página
Título: | A utilização da contextualização e da abordagem CTSA no ensino de química como ferramenta auxiliar na compreensão da temática vidro. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Paloma Maria de |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Ciência; Tecnologia; Vidro |
Data do documento: | 22-Ago-2018 |
Citação: | OLIVEIRA, Paloma Maria de. A utilização da contextualização e da abordagem CTSA no ensino de química como ferramenta auxiliar na compreensão da temática vidro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A presente pesquisa buscou analisar como a utilização da abordagem CTSA na contextualização da temática vidro pode resultar em uma maior significação dos conteúdos de química vistos em sala de aula. Desse modo, como descrito na literatura se fez necessário usar meios para verificar possíveis mudanças na realidade do ensino de química, buscando uma aprendizagem de modo eficaz. Assim, os participantes dessa pesquisa foram os estudantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio, da Escola de Referência do município de Panelas-PE. Para a coleta dos dados os grupos de estudantes construíram mapas conceituais após a realização de cada etapa e posteriormente foram realizadas as análises. Também, foi solicitado que os estudantes respondessem de início a pergunta focal de acordo com os seus conhecimentos prévios: Qual a compreensão sobre os vidros? E a segunda pergunta focal depois de ter utilizado todo o recurso: Quais os conceitos químicos que podem ser relacionados com os vidros? Logo, a partir dos resultados obtidos foi perceptível que inicialmente os discentes sentiram dificuldade em mobilizar e articular os conceitos químicos com o vidro, mesmo já tendo estudado nas séries anteriores que poderiam ser relacionados, por exemplo: estados físicos da matéria, compostos inorgânicos, ligações químicas, entre outros. No entanto, ao ser trabalhado em sala de aula a abordagem CTSA na contextualização dos vidros, os estudantes demonstraram motivação e interesse pelo o que estava sendo discutido, resultando em uma maior mobilização e elaboração de relações conceituais significativas. Além disso, acreditamos que os mesmos mudaram as suas respectivas concepções a respeito da química como sendo uma ciência sem nenhuma implicação em suas vidas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42981 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Paloma Maria de.pdf | 3,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons