Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43033
Comparte esta pagina
Título : | A visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a utilização da temática cores como estratégia para o ensino de conceitos químicos. |
Autor : | SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Cores |
Fecha de publicación : | 18-jul-2018 |
Citación : | SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa. A visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a utilização da temática cores como estratégia para o ensino de conceitos químicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | O presente trabalho teve como objetivo analisar a visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a temática cores por meio de uma oficina, oportunizando-os ver a possibilidade de utilizarem oficinas temáticas para o ensino de conteúdos químicos buscando associar a teoria com fenômenos do dia a dia. Para isso foi utilizado a temática Química das Cores na turma do 5º período do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O trabalho teve abordagem qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa descritiva. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um pré questionário, uma oficina e um pós questionário. Percebeu-se que, apesar dos licenciandos possuírem algum conhecimento sobre a temática, após a oficina as respostas apresentadas no pós-questionário foram mais aprofundadas, sugerindo que o uso da temática contribuiu para a construção de novos conhecimentos e aprofundamento de conhecimentos já existentes. Durante a oficina temática Química das Cores e no pós-questionário os licenciandos utilizaram conceitos como transição eletrônica, reflexão, absorção e emissão de luz, espectro visível, associaram a cor observada ao comprimento de onda e a frequência da luz. No pós questionário quando se refere as questões sobre o processo de ensino aprendizagem eles levantaram que as oficinas são um meio de explicar fenômenos do dia a dia utilizando-se de conceitos químicos, uma forma de sair da rotina da sala de aula, fazendo com que a química seja vista no cotidiano. Dessa forma a pesquisa possibilitou aos licenciandos ver o uso de oficinas temáticas como um meio para promover a aprendizagem de conteúdos químicos, propiciando a participação ativa dos alunos nas aulas, a fim de superar um ensino fragmentado. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43033 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons