Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43034
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Gutemberg Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-28T11:20:31Z | - |
dc.date.available | 2022-02-28T11:20:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Gutemberg Souza. Análise da conjuntura do ensino de ligações químicas: percepção discente e a importância da contextualização do tema. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43034 | - |
dc.description.abstract | As pesquisas acerca do ensino por contextualização ganha espaço nas teorias da aprendizagem e para o desenvolvimento dos discentes em formação. Aliando o saber científico com os aspectos sociais que tal saber tangencia. Baseando-se nisso que a seguinte pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa se voltou à analise a percepção dos alunos de uma escola pública de Surubim-PE sobre o processo de ensino do conteúdo de Ligações Químicas a partir de uma abordagem contextualizada. Esse conteúdo bastante explorado ao longo da formação de estudantes apresentam alguns obstáculos epistemológicos, dificuldades de aprendizagem e falta de interesse na aula. Para isso se fez necessário à observação das aulas dos docentes, entrevista semiestruturada e a livro didático adotado na escola. Acarretando a conclusão que os docentes por não usarem recursos extras, não dar aula diferenciada, têm levado os alunos a não compreensão do conteúdo. A possível solução seria o docente dedicar mais tempo, preparar aula melhor e usar a contextualização. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ligações químicas | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Análise da conjuntura do ensino de ligações químicas: percepção discente e a importância da contextualização do tema. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Eduarda Florêncio | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8464775033492510 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research about teaching by contextualization gains space in the theories of learning and for the development of the students in formation. Combining scientific knowledge with social aspects such as knowing tangency. Based on this, the following qualitative and quantitative research was used to analyze the perception of the students of a public school in Surubim-PE on the teaching process of Chemical Link content from a contextualized approach. This content, which is well explored throughout the training of students, presents some epistemological obstacles, learning difficulties and lack of interest in the class. For that it was necessary to observe the teachers' classes, semi-structured interview and the textbook adopted at the school. Carrying the conclusion that teachers for not using extra resources, not giving a differentiated class, have led students to not understanding the content. The possible solution would be for the teacher to devote more time, to prepare a better class and to use contextualization. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0925621591357627 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Gutemberg Souza.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons