Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43034

Share on

Title: Análise da conjuntura do ensino de ligações químicas: percepção discente e a importância da contextualização do tema.
Authors: SANTOS, Gutemberg Souza
Keywords: Química - Estudo e ensino; Ligações químicas; Livros didáticos
Issue Date: 18-Dec-2018
Citation: SANTOS, Gutemberg Souza. Análise da conjuntura do ensino de ligações químicas: percepção discente e a importância da contextualização do tema. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: As pesquisas acerca do ensino por contextualização ganha espaço nas teorias da aprendizagem e para o desenvolvimento dos discentes em formação. Aliando o saber científico com os aspectos sociais que tal saber tangencia. Baseando-se nisso que a seguinte pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa se voltou à analise a percepção dos alunos de uma escola pública de Surubim-PE sobre o processo de ensino do conteúdo de Ligações Químicas a partir de uma abordagem contextualizada. Esse conteúdo bastante explorado ao longo da formação de estudantes apresentam alguns obstáculos epistemológicos, dificuldades de aprendizagem e falta de interesse na aula. Para isso se fez necessário à observação das aulas dos docentes, entrevista semiestruturada e a livro didático adotado na escola. Acarretando a conclusão que os docentes por não usarem recursos extras, não dar aula diferenciada, têm levado os alunos a não compreensão do conteúdo. A possível solução seria o docente dedicar mais tempo, preparar aula melhor e usar a contextualização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43034
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Gutemberg Souza.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons