Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43043

Compartilhe esta página

Título: Experimentação problematizadora como metodologia facilitadora para o estudo das leis dos gases no ensino superior de química.
Autor(es): SILVA, Asheley Iaponira Campos Oliveira da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Gases
Data do documento: 18-Dez-2018
Citação: SILVA, Asheley Iaponira Campos Oliveira da. Experimentação problematizadora como metodologia facilitadora para o estudo das leis dos gases no ensino superior de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Durante a história da evolução humana, o homem sempre buscou a melhoria na sua qualidade de vida. Com isso, a ciência começou a evoluir, o ser humano foi capaz de desenvolver ferramentas, buscando melhorias e desenvolvendo métodos para se adaptar e modificar o ambiente que vive. Um dos métodos que ganhou destaque foi a experimentação, por ser uma parte da ciência que desperta no ser humano o cunho investigativo e empírico. Dentre as ciências, a química se destaca por ser uma ciência que em sua essência é experimental. Assim, no ensino de química, a experimentação deve auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem, levando o aluno a assumir um caráter mais reflexivo, para que possa refletir sobre os fenômenos que são estudados, contribuindo assim, para uma melhor compreensão dos conceitos relacionados ao experimento em questão. Com isso, as atividades experimentais devem instigar os alunos, pois a experimentação na química não deve ser compreendida como um método, no qual ocorre apenas a demonstração de conceitos científicos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo utilizar a abordagem da experimentação problematizadora com o conteúdo das leis dos gases no componente curricular Laboratório de Físico-Química do Curso de Química-Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Durante a aplicação dessa metodologia, foi possível observar que, apesar de ser um método de experimentação no qual os alunos não estavam familiarizados, eles participaram ativamente de cada etapa da metodologia problematizadora. Além disso, foi possível notar que esta metodologia permitiu que os discentes, durante o experimento, pudessem formular hipóteses e resgatar os conhecimentos prévios referentes aos conceitos que envolvem as leis dos gases. E assim, relacionar seus conhecimentos prévios com o que foi observado na experimentação, o que é importante para a construção da aprendizagem e consolidação do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43043
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Asheley Iaponira Campos Oliveira da.pdf831,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons