Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43060

Compartilhe esta página

Título: Abordagem CTS a partir do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) como uma contribuição para a formação de cidadãos críticos.
Autor(es): SILVA, Kaique de França
Palavras-chave: Contextualização; Ensino de Química; Ensino com abordagem CTS; Ensino básico; Formação Cidadã
Data do documento: 13-Jan-2022
Citação: SILVA, Kaique. Abordagem CTS a partir do encontro nacional de ensino de química (ENEQ) como uma contribuição para a formação de cidadãos críticos
Abstract: A alfabetização científica, promovida por meio do ensino de ciências, tem sido um dos grandes desafios da educação no mundo contemporâneo. Apesar dos esforços feitos pelo corpo docente e a escola como um todo, a abstração dos conceitos e a pouca relação deles com o dia a dia são fatores que desestimulam e provocam repulsa nos alunos, o que acar reta ainda mais dificuldade na construção do conhecimento. Não obstante, uma proposta de ensino tem sido muito falada e encontra-se em evidência no momento: a com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (doravante CTS). Essa proposta de ensino busca abordar os conceitos de forma interdisciplinar, trazendo a Ciência, a Tecnologia e a So ciedade juntas, afastando-se da ideia fragmentar do ensino, e considerando aspectos im portantes para a formação cidadã de alunos críticos e reflexivos. Neste tipo de abordagem, a contextualização e o uso de temas práticos atuais (que são temais atuais e evidenciados no cotidiano dos alunos) são essenciais e buscam incentivar o discente a ter uma postura mais ativa. Considerando-se essas pontuações, esta pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, objetivou fazer um levantamento acerca da abordagem CTS e da formação cidadã, apresentadas nos anais dos últimos 3 ENEQs, pontuando as princi pais contribuições. Os resultados mostraram que os trabalhos trazem como intenção dos propositores um ensino muito mais voltado a algo que vai além da alfabetização científica e a formação cidadã, almejando também o desenvolvimento de habilidades e valores, como a argumentativa, por exemplo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43060
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf494,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons