Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43065

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorMACEDO, Willijane Sobral de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-28T14:46:42Z-
dc.date.available2022-02-28T14:46:42Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.date.submitted2022-02-28-
dc.identifier.citationMACEDO, Willijane Sobral de Oliveira. O ensino de química na coleção Viver, Aprender – Ciência, transformação e cotidiano do livro didático da EJA: uma análise dos conteúdos de química na perspectiva CTSA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43065-
dc.description.abstractA disciplina de Química é tratada como complexa, tanto por alunos, quanto por professores, mas isso se define a pensamentos de decorar fórmulas e responder exercícios. Em relação a Educação de Jovens e Adultos – EJA, esta disciplina se torna ainda mais desafiante, por não conseguir estabelecer uma ligação entre a Química e sua realidade. Por outro lado, diversos estudos revelam que materiais designados ao estudo de Química estão cada vez mais ausentes ou são insuficientes, principalmente os livros didáticos destinados a este público. Diante deste fator, esta pesquisa buscou investigar como o Ensino de Química na coleção Viver, Aprender – Ciência, Transformação e Cotidiano da EJA, contribui para o Conhecimento Escolar e formação cidadã do estudante através da perspectiva CTSA. Verificando também se há relação dos conteúdos de Química abordados no livro didático com a realidade do aluno da EJA, identificando se são propostas no livro didático metodologias diferenciadas de ensino dos conceitos de Química. Assim, observou-se que o referido livro didático proporciona aos estudantes a libertação de interpretação dos conteúdos, se utilizando da relação dos conteúdos de Química com pertences presentes a sua realidade cotidiana, além de também proporcionar metodologias diferenciadas dos conceitos de Química relacionados com CTSA, tais como pesquisas em livros, internet e até mesmo entrevistas.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.titleO ensino de química na coleção Viver, Aprender – Ciência, transformação e cotidiano do livro didático da EJA: uma análise dos conteúdos de química na perspectiva CTSA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3464852773470932pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThe Chemistry discipline is treated as complex, both by students and teachers, but this is defined by thoughts of decorating formulas and answering exercises. In relation to Youth and Adult Education - EJA, this discipline becomes even more challenging, as it fails to establish a relationship between Chemistry and its reality. Several studies reveal that materials assigned to the study of Chemistry are increasingly absent or insufficient, especially textbooks for this audience. Given this factor, this research sought, in the form of an exploratory qualitative research, to investigate how the Teaching of Chemistry in the collection Viver, Aprender - Ciência, Transformação e Cotidiano da EJA, contributes to the School Knowledge and citizen education of the student through the CTSA perspective? Also checking if there is a relationship between the contents of Chemistry covered in the textbook and the reality of the EJA student, identifying whether different teaching methodologies for teaching Chemistry concepts are proposed in the textbook. After long readings, it is concluded that the didactic book of the Viver, Aprender collection, provides students with the freedom to interpret the contents, using the relation of the Chemistry contents with belongings present in their daily reality, besides also providing different methodologies of the concepts related to CTSA, such as book searches, internet and even interviews.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MACEDO, Willijane Sobral de Oliveira.pdf1,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons