Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43072
Compartilhe esta página
Título: | Inovação inclusiva : sistematização e abordagens teóricas para construção de uma taxonomia a partir de análise da literatura internacional |
Autor(es): | ALMEIDA, Valquíria Barbosa de |
Palavras-chave: | Inovação inclusiva; Sistematização teórica-conceitual; Taxonomia |
Data do documento: | 29-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ALMEIDA, Valquíria Barbosa de. Inovação inclusiva: sistematização e abordagens teóricas para construção de uma taxonomia a partir de análise da literatura internacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | A inovação inclusiva se volta para a oferta de bens e serviços desenvolvidos para pessoas pobres e vulneráveis, com foco na solução de seus problemas. O objetivo geral desta dissertação é apresentar uma sistematização dos elementos teórico- conceituais referentes à inovação inclusiva, configurados na literatura internacional, de forma a ofertar uma categorização para a construção de uma taxonomia. Especificamente, os objetivos são: a) recuperar as publicações científicas internacionais da área; b) selecionar os elementos teórico-conceituais; e c) atribuir as classes e subclasses aos elementos identificados. Pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, assume as características de uma pesquisa descritiva e quanto aos meios, é uma pesquisa bibliográfica. A coleta dos dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e da leitura e análise do material. A teoria da classificação facetada de Ranganathan fundamentou a categorização dos elementos conceituais referendados no recorte do material sobre a inovação inclusiva, identificadas as classes e subclasses. Assim, foi estruturado um conjunto de classes: público-alvo da inclusão, modelos inclusivos, medidas dos sistemas de inovação inclusiva e mecanismos de governança - que representam as classes principais da inovação inclusiva. Similarmente, identificou-se um conjunto de subclasses suficientemente extenso e adequado para expressar as ideias gerais, os conjuntos e as propriedades comuns do campo da inovação inclusiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43072 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Valquíria Barbosa de Almeida.pdf Item embargado até 2026-01-07 | 1,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons