Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43084

Compartilhe esta página

Título: Blecaute: uma proposta de intervenção lúdica no ensino de eletroquímica para o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Autor(es): SILVA, Érica do Nascimento
Palavras-chave: Competências essenciais – Emoções e cognição; Jogos educativos – História em quadrinhos; Eletroquímica; Estudantes universitários – Ensino
Data do documento: 2-Set-2021
Citação: SILVA, Érica do Nascimento. Blecaute: uma proposta de intervenção lúdica no ensino de eletroquímica para o desenvolvimento de competências socioemocionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Incentivar os alunos a assumirem o protagonismo no próprio aprendizado é um desafio para a maioria dos professores. O ensino de Química, pautado na mera transmissão-recepção reprodução de conteúdo, é pouco atraente e não possibilita aos alunos se envolverem e assim significarem os conteúdos escolares de química. Portanto, com o objetivo de compreender como o uso de histórias em quadrinhos (HQ) aliada a um jogo didático possibilita o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes, propomos neste trabalho a elaboração de uma intervenção lúdica: Blecaute; inicialmente uma HQ seguida de um jogo didático no qual os alunos podem vivenciar aventuras com os personagens mobilizando conhecimentos de eletroquímica para superar os desafios. Deste modo propomos a vivência organizada na forma de uma sequência didática, considerando inicialmente o interesse dos alunos na história em quadrinhos; e posteriormente, o envolvimento na ação de jogar mobilizando os conhecimentos de eletroquímica. Para tanto, o percurso metodológico foi dividido em duas etapas: 1) a elaboração da HQ intitulada Blecaute sobre a história de um super-herói com poderes eletroquímicos e um jogo didático homônimo; e 2) a aplicação de um questionário para discentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que cursaram a componente eletivo “Jogos e Atividades Lúdicas no ensino de Química” acerca das potencialidades de desenvolvimento fomentadas pela proposta de intervenção. Os resultados mostram que podemos identificar os momentos em que as competências socioemocionais estariam presentes, em maior ou menor grau, na experiência lúdica: a) na leitura da HQ (curiosidade pela história e personagens, imaginação criativa na imersão do universo ficcional e a possibilidade de empatia pelas emoções e motivações do herói e/ou vilão; b) ação de jogar (organização de conhecimentos prévios, foco nas informações e regras do jogo, iniciativa social e respeito para com os colegas, possível entusiasmo pela ação, autoconfiança nas capacidades e a tolerância ao estresse e frustação da competição. De modo que, as atividades lúdicas têm papel importante na promoção de uma cultura lúdica na escola, possibilitando o desenvolvimento do diálogo, da participação e, de modo geral, do bem-estar a partir da intensificação dos processos intersubjetivos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43084
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Érica do Nascimento.pdf4,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons