Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43111

Comparte esta pagina

Título : Análise inter-regional: comportamento dos estados brasileiros frente a um choque de exportação do setor extrativo.
Autor : SILVA, Leonardo Gabriel de Souza e
Palabras clave : Extrativismo – Exportação; Relações intersetoriais; Economia regional; Disparidades regionais; Compra e venda – Produtos
Fecha de publicación : 2-sep-2021
Citación : SILVA, Leonardo Gabriel de Souza e. Análise inter-regional: comportamento dos estados brasileiros frente a um choque de exportação do setor extrativo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O objetivo principal deste trabalho é estudar o comportamento de alguns estados brasileiros em meio a um choque de exportações na indústria extrativa, observando os impactos na produção, renda e emprego, e possivelmente entender o que pode auxiliar para redução da desigualdade regional. Foram realizados estudos de análise com base na metodologia matriz insumo produto (MIP) que foi desenvolvida na década de 1930 por Wassily Leontief, para analisar o comportamento dos diversos setores dentro da economia com o possível choque, por meio do encadeamento intersetorial, que tem como objetivo identificar como eles impactam na economia a partir de suas relações de compras e vendas de insumos. A base de dados utilizada foi de dez estados do Brasil pelo ano de 2015, onde foi possível verificar a importância do setor extrativo para os estados, as peculiaridades entre a capital e o interior e principalmente sua influência na redução das desigualdades regionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43111
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Leonardo Gabriel de Souza e.pdf863,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons