Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43118

Comparte esta pagina

Título : Química computacional como estratégia de ensino do conceito de solvatação: uma possibilidade de construção de uma ZDP.
Autor : SILVA, William Daniel Alves Bezerra da
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Química - Software; Solvatação; Zona de Desenvolvimento Proximal
Fecha de publicación : 14-dic-2018
Citación : SILVA, William Daniel Alves Bezerra da. Química computacional como estratégia de ensino do conceito de solvatação: uma possibilidade de construção de uma ZDP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : O presente trabalho buscou investigar as possíveis contribuições para o ensino de solvatação, a partir do uso de química computacional, utilizando programas computacionais de modelagem molecular. A pesquisa também visou fomentar discussões a respeito da contribuição do uso de software de modelagem molecular para o ensino, pois muitas vezes estes programas são vistos apenas como suporte para o desenvolvimento de pesquisas. A ideia de se trazer solvatação como tema é que muitas vezes, este não passa por uma discussão um pouco mais aprofundada e se esquece da importância do conceito para entender melhor alguns processos químicos e biológicos. Os alunos que participaram desta pesquisa são alunos da Universidade Federal de Pernambuco do curso de Química-Licenciatura. Então, para este fim, os alunos participaram de uma atividade experimental, que foi realizada em momentos diferentes: a primeira que foi um pré-teste, teve o objetivo de avaliar o que os estudantes já entendiam sobre o tema, o segundo momento foi para explicarmos aos estudantes sobre Química Computacional e como calcular energia livre de solvatação a partir do ciclo termodinâmico de Born e a terceiro momento foi uma atividade computacional, onde os estudantes puderam calcular a energia livre de solvatação, utilizando o modelo de Born. Durante toda a terceira parte foram realizados quick-tests, estes tiveram objetivo de avaliar a contribuição para o ensino a partir do desenvolvimento de uma Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) nos mesmos, para avaliar melhor o desenvolvimento de uma ZDP nos estudantes, filmamos a terceira parte da pesquisa. Após as atividades que descrevemos aqui, toda a parte escrita e de vídeo foi analisada, obedecendo três critérios relacionados à ZDP. Após as análises, inferimos que o computador pode ser uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, quando bem orientada, favorecendo a construção de novos significados nos estudantes e estas podem ser internalizadas pelos mesmos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43118
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, William Daniel Alves Bezerra da.pdf932,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons