Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43122

Compartilhe esta página

Título: Análise da evolução do pensamento conceitual sobre ácido e base no ensino fundamental através da experimentação.
Autor(es): SILVA, Jéssica Rayanne da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Ácidos; Bases (Química); Aprendizagem
Data do documento: 14-Dez-2018
Citação: SILVA, Jessica Rayanne da. Análise da evolução do pensamento conceitual sobre ácido e base no ensino fundamental através da experimentação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento conceitual dos alunos do nono ano do ensino fundamental (EF), abordando ácidos e bases com a prática experimental, buscando possíveis melhorias no processo de aprendizagem com interação na apropriação e no desenvolvimento do conceito científico. Com o uso de aulas expositivas experimentais, as aulas podem tornar-se diferenciadas, instigantes e atraentes, proporcionando um processo mais dinâmico, prazeroso e motivador. A aula experimental colabora com a construção do conhecimento científico com nexo entre a teoria e a prática. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Caruaru, estado do Pernambuco, com a participaçãode sete alunos do nono ano do Ensino Fundamental II. A coleta de dados foi efetuada mediante uma aula experimental para classificação dos materiais do cotidiano como ácidos e bases utilizando indicador natural, além de apresentação de seminário para a turma de origem expondo a temática. Os resultados da pesquisa demonstraram a apropriação efetiva do conhecimento construído utilizando aulas práticas no processo de ensino aprendizagem, destacando a associação da prática com a teórico de maneira eficiente, além da formação do conhecimento científico a partir dos conhecimentos espontâneos sobre o conteúdo de ácido e bases relacionando com as aplicações diárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43122
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jessica Rayanne da.pdf334,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons